Ano Novo Chinês carrega cultura e encanto ímpares

bernadetealves.com

O ano de 2020 já é realidade para a maioria do mundo, menos para a China que começa no dia 25 de Janeiro. É que na China, assim como em diversos países do oriente, o ano novo é comemorado numa data diferente do calendário ocidental por levar em consideração as fases da lua e também a posição do sol.

O calendário lunissolar começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo-quinto grau de Aquário. Cada novo ano é relacionado a um dos 12 animais do zodíaco chinês. No ano de 2020, o animal é o rato de metal. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se a chegada de novas oportunidades, concretização de objetivos e crescimento profissional.

bernadetealves.com

O rato é o primeiro animal do zodíaco chinês. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2019 encerrou um ciclo representado pelo porco, e em 2020 um novo ciclo se inicia, com o rato. Os últimos anos do rato ocorreram em: 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008.

Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. O rato foi o primeiro a chegar, seguido do boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.

bernadetealves.com
Animais do zoodíaco chinês

Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada ser passou a representar um ano. A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda.

Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.

Apesar de não ser bem-visto no ocidente, o rato tem muitas qualidades para os chineses. É um animal inteligente, hábil, desbravador, procriador, sociável. O rato, na cultura chinesa, é considerado o portador da prosperidade.

bernadetealves.com

Pelo fato de o rato é ser o primeiro dos 12 animais que compõem o calendário chinês, esse representa o ano dos começos. Por isso, os astrólogos acreditam que para quem está planejando se casar, iniciar um projeto ou investir em algo, esse é um bom momento.

O Ano do Rato, o portador da prosperidade terá comemoração ímpar. Com calendário e costumes próprios, a Terra do Sol Nascente grita Gong hei fat choy, tradicional saudação de réveillon, já a partir deste dia 17, terminando apenas em 8 de fevereiro.

Os chineses fazem três grandes comemorações: o Pequeno Ano, momento de preparação, o Festival da Primavera, que acontece do 25/01 a 04/02 e o Festival de Lanternas, que fecha as celebrações no dia 8 de fevereiro.

A data é celebrada também nas comunidades chinesas  espalhadas pelas grandes cidades como Liverpool, na Inglaterra;  Yokohama, Japão;  Melbourne, Austrália ; Montreal, Canadá;  Nova York, nos EUA; São Francisco, Estados Unidos.

No Brasil é comemorado nos Consulados da China nas capitais e na Embaixada da China no Brasil, aqui em Brasília.

bernadetealves.com
Flor da Ameixeira, símbolo de coragem e esperança

Segundo as tradições chinesas no  Ano-novo, dia 25, deve-se falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando. Para atrair boa sorte o ideal é ter por perto um dos símbolos que são as flores de ameixeira (coragem e esperança), e a do  narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.

bernadetealves.com
Flor de Narciso, símbolo de sorte e prosperidade