Emater se destaca na capacitação profissional e no combate ao desperdício

Com foco na segurança nutricional e alimentar da população rural e urbana, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, vem proporcionando cursos de capacitação e qualificação, dotando as famílias rurais de competências e habilidades para desenvolverem atividades lucrativas, dentro dos padrões sanitários e de qualidade exigidos pelo mercado consumidor.
O resultado deste trabalho é decorrente do esforço da equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural – Centrer, gerências de apoio, coordenadores de programas e instituições e profissionais que contribuíram para a realização dos trabalhos oferecidos gratuitamente para os produtores rurais. Uma oportunidade para empreender e levar a população a repensar hábitos.

Como resultado, foram capacitados em processamento de alimentos milhares de produtores rurais. Sandra Cristina, gerente do centro de capacitação,informa que em 2019 foram capacitadas 12 mil pessoas entre produtores, entidades e moradores de área urbana atendidos pela Emater-DF. Em 2018 foram atendidas 5. 959 pessoas. Um aumento de 100%.
“Somos uma unidade de apoio. Além das atividades que o Centrer executa na área de agroindustrialização, estamos aqui também para apoiar as atividades que acontecem no campo, dentro das cadeias produtivas”, explica Sandra. “E o aumento do alcance demonstra a importância desse apoio, que tem sido cada vez mais demandado pelas unidades da Emater-DF no campo”, diz Sandra Cristina.
Os produtores rurais aprenderam a importância das boas práticas alimentares, aproveitamento dos alimentos, dicas para evitar o desperdício e a fabricação de produtos para comercialização. No curso as pessoas aprendem a fabricar queijos e iogurtes, fazer pães e biscoitos, preparar carnes, peixes, alimentos sem glúten,sem lactose,diet e light e processamento de frutas e hortaliças.

O Centrer ensina como utilizar ingredientes que normalmente não são aproveitados, como farofas feitas com sementes e casca de abóbora, suco de limão com alface, o “falso siri”, feito à base de repolho, além de tortas com aproveitamento integral com talos, folhas, cascas e entrecascas de diversos vegetais.
A atuação do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural também se destaca com o curso de aproveitamento integral de alimentos, oferecido às entidades socioassistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF.
Para o público da área urbana o Centrer oferece cursos como o de hambúrguer artesanal, geleias, pães integrais e sucos funcionais para pessoas interessadas em aprender para o consumo próprio e também como meio de profissionalização no ramo da gastronomia. Estes cursos acontecem em datas programadas, mediante pagamento de taxa de matrícula.

Este projeto de capacitação de mão de obra rural faz parte do Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal para a valorização da agricultura familiar e da segurança alimentar.
Num mundo onde grande parte da população passa fome, a Emater-DF, contribui com importantes ações para reduzir as perdas nos diferentes elos da cadeia produtiva e de abastecimento de alimentos. Estimula o consumo e a produção responsáveis, além da redução do desperdício de alimentos, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário.

O desconhecimento das propriedades nutricionais dos alimentos e também a questão cultural fazem com que muita comida seja jogada fora em um país onde muitos ainda passam fome. São vários hábitos que levam ao descarte desenfreado. Tudo começa na hora de se servir uma refeição, ao colocar comida a mais no prato, que vai além da saciedade.

O trabalho da Emater-DF sensibiliza e nos remete a mudanças urgentes de hábitos.