Carnaval  no Parque 2020: o primeiro e único lixo zero no Brasil

bernadetealves.com
Zé Neto & Cristiano, no Carnaval no Parque 2020 em Brasília

O Carnaval no Parque, um evento sustentável e inclusivo integrado à diversão, é um exemplo de compromisso com o meio ambiente e com as pessoas. A utilização do Copo Eco, a substituição de descartáveis por versões compostáveis, evitará que milhares de unidades vão para o lixo sanitário.

bernadetealves.com

bernadetealves.com
Os colunistas Thiago Malva, do Finíssimo, Tati Vartuli, do Metrópoles e Daniel Abem do Ryqueza, no Camarote do Carnaval no Parque

Eduardo Azambuja, sócio e mentor da sustentabilidade do projeto, afirma que mais de 95% dos resíduos do evento serão reaproveitados para compostagem, reciclagem ou reutilização. Assim, menos de 5% do lixo irão para o aterro sanitário.

bernadetealves.com

Com isso o Carnaval no Parque atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e inclui eficiência hídrica, energética, acessibilidade, arrecadação de alimentos e ações contra o assédio.

bernadetealves.com

“Somos um dos eventos de grande porte mais acessíveis da América Latina. Convidamos a todos para um carnaval democrático, inclusivo, integrando a diversão à acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e gestantes”, afirma Azambuja.

Destaque para o serviço “Conta Comigo”, uma central de acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, sendo recebidas por uma Mana especialmente capacitada. E, também, o “Siga Segura”, outro serviço especializado para as mulheres não irem sozinhas até seus carros ou caronas na hora de voltar para casa. Campanhas nas mídias sociais, sinalizações no evento e treinamento para equipe de atendimento e segurança complementam as ações de combate ao assédio.

bernadetealves.com

O evento privilegia a inclusão em todas as áreas e a acessibilidade está presente em rampas,corrimãos, balcões rebaixados, vagas e áreas reservadas, mapa tátil, cardápios adaptados para pessoas com deficiência e tradução em libras dos shows principais.

Lá os idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais e com criança de colo,  tem área reservada no Bar do Absolut. O atendimento é feito exclusivamente por pessoas especiais para pessoas também especiais.

bernadetealves.com
Copo Eco no Carnaval no Parque 2020 em Brasília

Para que o evento seja também sustentável desde a área externa, os organizadores do Carnaval no Parque oferecem orientação aos ambulantes nas imediações do espaço.

O Carnaval no Parque é uma festa que além de ser sustentável e inclusiva, proporciona momentos agradáveis na companhia de diversos artistas locais e nacionais, com muito samba, frevo, forró, pagode, funk e sertanejo.

Bruno Sartório, sócio e diretor da R2 Produções, idealizador do evento, explica que o Carnaval de Brasília vem crescendo muito. “Além de atender o público do DF, é uma ótima oportunidade de convidar foliões de fora da cidade”.

bernadetealves.com
Deputada federal Flávia Arruda com o marido José Roberto no Camarote da Skol Puro Malte

Uma das novidades de 2020 é o Camarote oficial CNP, espaço exclusivo e limitado para 1.500 convidados. Além de proporcionar diversão, conforto e qualidade, o inédito Camarote é  assinado pela Skol Puro Malte. Quem optar pelo Camarote no Carnaval no Parque vai ter mais horas de festa, mais conforto e um local privilegiado para se divertir com os amigos.

A criação do Camarote CNP partiu da experiência Full Fucking Service oferecida pela produtora em label de evento próprio, conforme explica Nath Rezende, gerente de projeto do Carnaval no Parque. “Levamos a sério a proposta do nosso 1º Camarote CNP e estamos muito satisfeitos por levar essa experiência ao público”.

bernadetealves.com
Nath Resende, diretora de projetos do Carnaval no Parque

Nesta segunda-feira, dia 24, tem o fenomenal Saulo, com toda sua animação e vibração às 20h05. Na sequência vem Vintage Culture – 22h30; Shevchenko e Elloco – 1h. Dia 25, terça de carnaval, Wesley Safadão começa a festa às 19h05, seguido de Molejo – 21h05, Bhaskar – 23h30 e Cat Dealers – 0h45. No pós-carnaval do dia 29, sábado, Jorge e Mateus fazem a festa às 20 horas, Saia Rodada – 22h35, Chemical Surf – 0h30.

Ingressos para acompanhar o Carnaval no Parque, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, estão disponíveis no site ou no aplicativo da R2 Produções.

Fotos: Bruno Soares