Tragédia no Motovelocidade: morre Indy Muñoz

bernadetealves.com
Pilota da NGK Indy Muñoz

Um trágico acidente marcou a abertura do Goiano de Motovelocidade (Goiás Superbike) no domingo dia 15 no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. A pilota Indiana Kiiomi Muñoz Gomes, a Indy, de 29 anos, perdeu a vida ao caiu na curva Zero, de acesso à reta dos boxes do Autódromo. Levada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), não resistiu aos ferimentos.

bernadetealves.com

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, lamenta o falecimento de Indy Muñoz, experiente atleta de motociclismo, em decorrência de um acidente durante a primeira etapa do Goiás SuperBike, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.

bernadetealves.com
Pilota Indy Muñoz

O piloto Josué Ferreira lamentou a morte da colega.“Última volta, última curva, infelizmente a mesma fatalidade que aconteceu com um piloto no ano passado. Uma perda muito grande para o motociclismo”, disse Josué. O piloto que faleceu em 2019 foi Welles Balbino.

Indy, que é filha de mãe colombiana e pai argentino, é dominicana de nascimento, mas brasileira de coração, ela veio de uma família de circo. De onde nasceu a paixão pelas acrobacias sobre duas rodas, que a levaria mais tarde às pistas.

bernadetealves.com
Pilota Indy Muñoz

Seu pai lhe ensinou inúmeras manobras, seu irmão, que tem 5 títulos nacionais de motocross, foi um grande incentivador e seu  marido lhe iniciou na motovelocidade e supermoto e na wheeling. Graças ao apoio e incentivos destes três importantes homens de sua vida, Indy venceu a Copa Kawasaki Ninja 650 no Superbike Brasil, disputava o Brasileiro CBM e, nessa temporada, contaria com suporte da Honda para competir na Copa CBR 650 R.

bernadetealves.com
Campeã brasileira de Superbike Indy Muñoz

Indy Muñoz era instrutora de pilotagem e casada com o também instrutor Wendell Vaz. A sua paixão por acrobacias, como o tradicional globo da morte, vem desde criança vendo seu pai circense.Foi dele que ela ganhou uma RD 135z, usada por muitos anos nas apresentações do circo, especializado em manobras de motos. Além de competir a pilota colecionou importantes conquistas, como o bicampeonato brasiliense, em 2013 e 2014, e o Brasileiro da Yamaha R3 Cup.

bernadetealves.com
Pilota Indiana Kiiomi Muñoz Gomes

O corpo da campeã brasileira de Superbike, Indiana Kiiomi Muñoz Gomes, a força feminina na motovelocidade, foi velado nesta terça-feira, dia 17, na Capela 5, do Campo da Esperança, em Brasília e depois cremado.

Num esporte tão masculinizado,com adversidades e preconceitos, Indy Muñoz  era uma “lady”. Na pista, dentro do macacão e do capacete, ela mostrava o quanto a mulher é capaz.

Fica a lembrança da força feminina na superbike, da peso-pesado da motovelocidade e de uma personagem retratada pelo Racemotor. Nossa solidariedade ao marido, enteada, familiares, amigos e à comunidade das duas rodas.

bernadetealves.com
Pilota Indy Muñoz

O universo será agora sua pista para manobrar e acelerar. Descanse em paz, lady da motovelocidade, Indy Muñoz!