Lições de valores dos sábios Dalai Lama e Confúcio
Ao longo da nossa existência, lidamos com os altos e baixos da vida e por mais fortes que sejamos nunca estamos preparados para coisas inesperadas, como é o caso da atual pandemia que nos colocou em isolamento social. Nos tempos difíceis em que vivemos, temos que ser cada vez mais fortes, aguerridos e bravos, para entendermos o propósito de tudo isso.
É hora de nos abastecermos com os ensinamentos de Dalai Lama, um dos seres mais sensíveis e sábios do mundo, e do filósofo chinês de todos os tempos, Confúcio (551 a.C – 479 a.C). Eles são exemplos de moralidade pessoal. Seus pensamentos se traduzem em importantes lições de valores, como a justiça, a sinceridade, a ética, a honestidade e a esperança.
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde; e por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver o presente nem o futuro; e vivem como se nunca fossem morrer e, morrem como se nunca tivessem vivido”, diz Dalai Lama.
O líder espiritual mostra que o sofrimento, os problemas e os obstáculos servem para testar o nosso poder de superação. “Quanto maior o nível de serenidade da mente, maior será nossa paz de espírito e maior nossa capacidade para levar uma vida feliz e prazerosa”.
Mesmo não sendo simples precisamos transformar a nossa perspectiva, nosso modo de pensar e de agir. Buscar algo melhor na vida nos movimenta. Dalai Lama diz que a felicidade é determinada mais pelo estado mental da pessoa do que por acontecimentos externos. “Quanto maior o nível de serenidade da mente, maior será nossa paz de espírito e maior nossa capacidade para levar uma vida feliz e prazerosa”.
As reflexões de Confúcio têm mais de 2 mil anos, mas continuam tão contemporâneas como nunca! Não importa se somos do ocidente ou do oriente, conhecer as lições que estes sábios da China e da Índia deixam para a humanidade é um acalento para o isolamento social que estamos vivendo.

Lar, na definição de Dalai Lama, “é onde você se sente em casa e é bem tratado”. Então, não importa onde estejamos, nossa casa é onde reina o amor, o respeito e a união! Vamos cuidar dos nossos entes queridos e dar uma atenção especial às crianças para que elas passem por esta fase sem sequelas e quando adultas amem e respeitem seus semelhantes.
Para manter a nossa dignidade e respeito próprio, devemos ser fieis a nós mesmos. O exemplo tem “efeito dominó”. Por isso, baseados nos ensinamentos do Dalai Lama, vamos plantar boas energias para que nasçam sempre bons frutos e lindas flores de esperança!
Construir um mundo com mais amor, tolerância e paz pode parecer uma “missão impossível”, mas não é. Os sábios mostram que tudo está no nosso interior. Para transformar o mundo é preciso primeiro promover o aperfeiçoamento pessoal. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

Saber enxergar diferentes pontos de vista sobre determinada situação é essencial para que sejamos menos egoístas e mais altruístas. Isso evita muitos mal-entendidos! Antes de sairmos apontando o dedo para os defeitos alheios, vamos reconhecer e corrigir as nossas falhas. Criticar é fácil, difícil é fazer melhor.
Usar o ódio como arma contra o mal provoca desastre. A raiva não pode ser superada pela raiva. Se uma pessoa demonstra raiva de você, e você mostrar raiva em troca, o resultado é um desastre.

De acordo com Dalai Lama, todos os seres têm um propósito neste mundo estão aqui para contribuir, cada uma com sua maneira peculiar, para a beleza e a prosperidade do mundo e é nosso dever descobrir como podemos colaborar para tornar a vida mais próspera e bela, não somente a nossa, mas principalmente a de todos os que nos rodeiam!
Não vamos somar os sentimentos negativos em nossa vida, como raiva, inveja, rancor e medo, por exemplo. Para combater este mal a dica dos sábios é purificar as negatividades com boas energias e sentimentos positivos.
Vamos apostar mais na humanidade do que na ganância. Vamos ser mais humildes, praticar as boas ações e valorizar mais o nosso lar.
É tempo de ficar em silêncio, refletir sobre nosso papel neste universo e ficar em distanciamento social para reduzirmos o risco de transmissão do novo coronavírus.
Essa pausa na rotina estressante do nosso dia-a-dia, vai nos fortalecer para aguentarmos firmes este ciclo desfavorável e mais preparados para um novo recomeço.