Ibaneis Rocha mantém quarentena no Distrito Federal
A pandemia de covid-19 é grave e o governo do Distrito Federal está fazendo um trabalho elogiável. Brasília precisou se resguardar para o bem de todos. Seguindo os protocolos internacionais e trabalhando com profissionais bem qualificados e dedicados, o GDF está firme em suas ações em prol da saúde coletiva neste momento desafiador.
A crise exige liderança e ousadia e isso o governador Ibaneis Rocha tem se sobra. Neste 31 de março, Ibaneis Rocha, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmou que a quarentena no DF poderá ser prorrogada até maio, já que o pico da doença está previsto para a segunda quinzena de abril e o começo de maio.

“Não tem último dia de quarentena. O último dia será quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) disser que isso acabou, que teremos tratamento e que pudermos sair com segurança”, disse Ibaneis. “A gente tem que ir fazendo isso aos poucos, liberando alguns setores que possam voltar ao trabalho, com menos impacto e que ajudem a população. Só isso”, disse.
As escolas seguirão de portas fechadas até o fim do semestre. “Sobre o retorno de aulas, por exemplo, eu não calculo o retorno antes de junho, de maneira nenhuma. Se todos nós, autoridades e população, seguirmos as orientações de isolamento e cuidados, mais cedo vamos sair dessa crise. A medida do isolamento é dura e difícil, mas é necessária”, disse Ibaneis.

“O que tá valendo realmente é a defesa da saúde coletiva. Por isso, as medidas adotadas — que podem parecer duras — são necessárias”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Na manhã desta terça-feira em uma atuação conjunta com o Exército Brasileiro, o Hospital de Base passou por uma desinfecção da área externa e interna de grande circulação do Pronto Socorro para prevenir possíveis contágios por Covid-19, já que a unidade está recebendo pacientes com o diagnóstico da doença. Ao todo, 10 militares do 16º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro promoveram a atividade e, além disso, ensinaram equipes do Hospital de Base a como fazer desinfecções do tipo.

A ação de desinfecção já foi realizada na Rodoviária do Plano Piloto, na Estação Central do Metrô e no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia.

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza. Para se proteger é recomendável lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%, evitar tocar no rosto e ficar em casa. Consulte seu médica para receber aconselhamento apropriado.
O governador Ibaneis está certo porque a saúde é o luxo da atualidade. A única maneira de sairmos dessa situação será ficando em casa. Ficar isolado não é fácil mas é pelo bem de todos. Apesar das lágrimas, dos maus momentos, das dores e das decepções, a vida é maravilhosa e nos capacita para começar de novo.

Em tempos difíceis de pandemia, vamos lembrar de Avicena, médico e filósofo árabe, pai da medicina moderna que disse: “A imaginação é a metade da doença. A tranquilidade é a metade do remédio. E a paciência é o primeiro passo para a cura”.