Parque da Cidade passa por limpeza e revitalização

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, localizado na Asa Sul, é um dos símbolos da capital do País pela exuberância de seus 420 hectares, com inúmeras árvores nativas e não nativas do Cerrado, além da natureza, que faz com que os visitantes se sintam bem relaxados, tem aves de várias espécies e animais diversos, e possui infraestrutura bem planejada e elaborada.
O santuário do lazer de milhares de brasilienses oferece múltiplas atividades esportivas e gratuitas para todos os gostos e idades. É um lugar único e especial que contém muita história e tradição.
Para deixar ainda melhor, passa por um intenso processo de limpeza e revitalização. O GDF aproveita o fechamento temporário do Parque da Cidade por conta da Covid-19, para fazer o trabalho.
O administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues da Silva, diz que desde o dia 3 de abril o espaço vem recebendo mutirões diários de servidores da Novavap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). “Entre os serviços diários estão a poda da grama e árvores, além de varrição dos locais mais comprometidos pela sujeira. Na sexta-feira (24), no estacionamento 10, por exemplo, houve remoção de grandes troncos de madeiras”.

Essa madeira toda será encaminhada para o viveiro da Novacap e reaproveitada, são troncos gigantes que estavam largados por aí há alguns anos. Temos que deixar o parque todo arrumado para quando o espaço for liberado pelo governador”.

Silvestre Rodrigues conta que devido as intensas chuvas que caíram ao longo da semana, a água tomou conta da piscina de ondas, que há tempos está desativada. Para evitar que o espaço, que marcou uma geração de pessoas se torne um imenso depósito de foco da dengue, caminhões da Novacap com bombas de sucção vem trabalhando intensamente desde quarta-feira (22).“Não podemos deixar que a piscina vire morada do mosquito da dengue”.
O administrador disse que o governador Ibaneis quer devolver a piscina de onda para o povo de Brasília. “A expectativa é que, para a alegria dos saudosistas, o lugar volte a funcionar em breve”.

Outros serviços de reparos e limpeza estão previstos para as próximas semanas. Tudo vai depender da ação do tempo e dos trâmites burocráticos. As demarcações de vagas de estacionamento e recapeamentos de trechos da pista que precisam de reparos só serão feitos após o cessar da chuva.
A revitalização das várias placas de sinalizações e conscientizações, assim como a criações de novas placas, dependem do fluxo de demanda dos órgãos responsáveis: Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Detran.
“Agora não tem condição de pintar as faixas das ruas porque a chuva vai estragar, temos que esperar o tempo melhorar, já as solicitações de placas novas e das que estão precisando de manutenção já foi feita, estamos na fila das demandas”, explica o administrador Silvestre Rodrigues .

E uma surpresa que vai animar a garotada de todas as idades: em breve, um dos lugares mais lúdicos do Parque da Cidade, o Castelinho, localizado entre a pista de kart e o parque de diversões Nicolândia, estará novinho em folha. A nova pintura, mais alegre e bem colorida, já começou a ser feita. A área que circunda a divertida fortificação já foi limpa, pronta para receber os caminhões de areia.
