Dia Internacional do Enfermeiro: Heróis de Máscara
A enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana. O 12 de maio homenageia o trabalho, a contribuição e a doação dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde e da vida das pessoas.
O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados médicos. São pessoas que oferecem conforto e alívio até nos últimos momentos. Um serviço humanitário.
Em 2020 estes abnegados profissionais, se transformaram nos Heróis de Máscara”, pela coragem, paciência, sacrifício e doação. Mesmo diante de tristezas e preocupações,de dor e perdas, não esmorecem e colocam a própria saúde em risco para salvar os pacientes desta emergência sanitária mundial.
Uma profissão em que o ato de servir ao próximo alcança o sublime e não tem preço. Seja lutando pela cura e pela vida ou para preservar a dignidade do paciente até seu momento final. Ter a vida de outra pessoa sob sua guarda é para heróis.
Neste dia de homenagens e agradecimentos proclamado pela Organização Mundial da Saúde, o Papa Francisco destaca que “os enfermeiros sempre tiveram um papel central na assistência sanitária. No contato diário com os doentes, fazem experiência do trauma que o sofrimento provoca na vida duma pessoa. São homens e mulheres que optaram por dizer SIM a uma vocação específica: ser bons samaritanos que se ocupam da vida e das feridas do próximo. Guardiões e servidores da vida, ao mesmo tempo que ministram as terapias necessárias, infundem coragem, esperança e confiança”.

O pontífice conclui a mensagem, dizendo aos enfermeiros, enfermeiras e obstetras, “que esta ocorrência coloque no centro a dignidade do seu trabalho, em benefício da saúde de toda a sociedade”, e assegurando suas orações por eles, suas famílias e pelas pessoas assistidas por eles.
Neste 12 de maio pedimos aos governantes para que invistam mais na saúde, reforçando estruturas e empregando mais pessoas para garantir a todos um atendimento adequado, no respeito pela dignidade de cada pessoa. E que também valorizem mais os profissionais de saúde,especialmente a equipe de enfermagem, pela luta pela saúde dos pacientes nesta pandemia.

Nossos agradecimentos e homenagens aos que atuam como protagonistas no enfrentamento à Covid-19, pela coragem, sacrifícios, abnegação, amor ao semelhante e valioso trabalho. E nossas orações aos que perderam a vida no fiel cumprimento da missão.
