GDF institui tolerância zero para o Aedes aegypti
Em tempos de coronavírus, não se pode esquecer de tratar a dengue, porque é uma doença perigosa e que mata. Em função disso o governo continua com as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e da zika,em várias regiões administrativas.

No dia 08 a população do Paranoá recebeu um mutirão contra o Aedes aegypti, promovido por mais uma edição do programa Sanear Dengue. Ao todo, 125 agentes de Vigilância Ambiental e 15 militares do Corpo de Bombeiros vistoriaram residências e orientaram os moradores a como impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

Durante a operação, foram utilizados veículos pulverizados do Sanear-DF para a sanitização com o composto da água sanitária. Além de UBV pesado e UBV costal para o combate ao mosquito da dengue. As ações fazem parte do programa Sanear-DF. Proposto pela Secretaria Executiva das Cidades (Secid) e pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) em função do Decreto nº 40.550, de 23 de março, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrentes do novo coronavírus.

Edgar Rodrigues, diretor de Vigilância Ambiental, diz que a ação tem por objetivo orientar a população para eles perceberem a importância do seu papel para eliminar as larvas do mosquito. “Temos que continuar combatendo a Covid-19, mas também temos que lembrar da dengue, para diminuir sua incidência na região. Ela também é um importante problema de saúde pública”, diz Edgar Rodrigues.
Conforme o mais recente boletim epidemiológico semanal da Secretaria de Saúde, o Paranoá registrou 288 casos prováveis de dengue neste ano. Em todo o Distrito Federal, já foram notificados 24.418 casos prováveis da doença, com 14 óbitos.
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são feitas cotidianamente pelos agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. Participam desse projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Além de combater a Dengue, o Sanear Dengue com o Sanear-DF realiza a sanitização com hipoclorito de sódio nas áreas públicas com grande movimentação de pessoas, como terminais rodoviários e Unidades Básicas de Saúde. É muito importante realizar ações de sanitização para combater também a proliferação do coronavírus.

As dicas da Diretoria de Vigilância Ambiental para combater e evitar a reprodução do Aedes aegypti em casa e reduzir os ataques do mosquito, são:
- Utilizar telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas da casa;
- Fazer uso de repelente sempre que estiver em áreas consideradas de infestação. Os mais indicados pela OMS são à base de Icaridina e que oferecem até 12 horas de proteção;
- Deixar as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
- Priorizar o uso de roupas claras, leves e que cubram todo o corpo – o Aedes aegypti tem atração pelo suor e por cores escuras;
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpar semanalmente e preencher pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais de estimação;
- Fazer exames de rotina e, em caso de sintomas similares aos da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, procure a unidade de saúde mais próxima e consulte um médico.

Para quem mora em casa as dicas são:
- Manter o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Tampar os tonéis e caixas d’água;
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Manter lixeiras bem tampadas;
- Limpar todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evitar o acúmulo de água em todo e qualquer recipiente.
- Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito Aedes aegypti, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.
A Dengue se combate todo o dia.