Kiwi: benefícios da fruta do momento e como consumi-la

bernadetealves.com
Plantação de Kuwi

O Kiwi ou Quivi (Actinidia deliciosa) é uma fruta da família Actinidiaceae. Sua flor encanta pela beleza e delicadeza. Seu nome é uma homenagem ao pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia. Apesar de sua origem ser do sudeste da China, foi graças a neo zeolandes que o fruto ganhou destaque e o mundo.

bernadetealves.com
Kiwi, pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia, que deu nome à fruta

Cada vez mais popular no Brasil, o kiwi tem despertado estudos por seus efeitos na saúde. Além de ter um sabor peculiar, o Kiwi ainda oferece inúmeros benefícios para a saúde: Ação antioxidante, Baixas calorias, Anticancerígeno, Anti-inflamatório, Fortalece o sistema imunológico, Rico em vitamina C, E e K, Ajuda na digestão e prisão de ventre, Tem baixo índice glicêmico (1, 2).

bernadetealves.com
Os benefícios do Kuwi para a saúde

O ideal para incluir ainda mais o kiwi na alimentação é aproveitar a sua época: o outono, quando as frutas têm melhor qualidade e melhores preços. Uma alimentação saudável deve ter pelo menos 5 porções diárias de frutas, e o kiwi é uma excelente opção para incluir entre as refeições.

bernadetealves.com
Panqueca com Kiwi

Por ser uma fruta com muitos benefícios e poucas calorias, é ideal em dieta que possua restrição de calorias sem necessidade de fazer grandes ajustes em outras refeições. Cada 100 gramas da fruta tem aproximadamente 60 calorias. O kiwi  também é uma fruta rica em fibras e cálcio. As fibras ajudam o sistema digestivo a funcionar melhor, especialmente os intestinos; e o cálcio, junto com o fósforo, fortalece ossos e dentes.

bernadetealves.com
Flor de Kiwi

Fornece ainda uma quantidade bastante significativa de potássio, o que a torna uma fruta excelente para os hipertensos e praticantes de atividades físicas, e carotenóides, que agem como antioxidantes, evitando a inflamação no organismo, e são precursores de vitamina A, que protege a pele, os olhos e a visão.

Uma das principais virtudes do alimento é a sua alta carga de antioxidantes, substâncias que combatem danos e o envelhecimento precoce das células, fenômeno associado a um rol de males que vai de doenças cardiovasculares a câncer. “O kiwi é uma das frutas com a maior concentração desses elementos”, afirma o pesquisador Jose Ignacio Recio Rodriguez, do Centro de Saúde La Alamedilla, na Espanha.

bernadetealves.com
Kuwi é rica em propriedades medicinais

Jose Ignacio comprovou, em uma pesquisa com 1 469 voluntários, que aqueles que ingeriram ao menos uma unidade de Kiwi por semana tiveram elevação do colesterol bom (HDL) e melhor controle de triglicérides e moléculas atreladas a processos inflamatórios. “Todos esses fatores estão ligados ao risco de problemas cardiovasculares”, esclarece Rodriguez.

Outro experimento internacional avaliou o poder da fruta em um grupo de homens fumantes. Uma parcela dos envolvidos comeu três kiwis por dia, o restante seguiu uma dieta rica em antioxidantes (mas sem kiwis). No comparativo, a primeira turma teve queda na pressão arterial, redução de 15% na agregação de plaquetas (fator de risco para infarto) e de 11% nos níveis de angiotensina. “Quando essa substância está muito atuante, ocasiona estreitamento dos vasos, o que eleva a pressão”, explica o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

bernadetealves.com
Suco de Kiwi

Outros especialistas também atestam as propriedades medicinais do Kiwi. “Como é rico em polifenóis, vitamina C e magnésio, o kiwi conta com um potente coquetel cardioprotetor”, diz a médica Letícia Fontes, da Associação Brasileira de Nutrologia.

“Estudos mostram que as fibras do kiwi têm uma grande capacidade de reter água, auxiliando na formação do bolo fecal e equilibrando o trânsito intestinal”, relata Letícia Fontes, que também atua na Clínica MEI – Medicina Integrativa, em São Paulo. “Além disso, ele conta com uma enzima chamada actinidina, que facilita a digestão das proteínas, além de melhorar a mobilidade intestinal”, acrescenta a nutróloga.

Já faz tempo que o kiwi deixou de ser um nome, uma flor e um alimento exóticos entre os brasileiros. O fruto com um toque azedinho e visual peculiar tem conquistado o paladar dos brasileiros principalmente com a nova variedade: o kiwi gold – de polpa amarela e sabor mais adocicado que o do verdinho tradicional.

Por ser uma fruta muito atraente depois de descascada e cortada em rodelas, o kiwi é muito usado para finalizar pratos salgados e compor saladas de folhas ou compostas, como aquelas que levam cereais cozidos, vinagretes e ceviches.

Salada verde com Kiwi

Folhas de alface, de rúcula,tomates cerejas picados ao meio ou inteiro, um Kiwi picado,porções de manga picada,porções de melão picado,  1 colher de chá de Mostarda, 1 colher de chá de Mel, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de sumo de limão. Em uma saladeira coloque todos os ingredientes. Prove e acrescente mais,se quiser,de mostarda e mel. Finalize com amêndoas ou castanhas picadas.

bernadetealves.com
Torta doce com Kiwi

Nas sobremesas, o kiwi, por ser bem azedinho, contrasta bem com tortas de massa amanteigada e crocante, cobertas com creme de baunilha e finalizadas com fatias bem frescas da fruta e em saladas de frutas.

A fruta também pode ser saboreada em picolé e panqueca. O suco é saboroso e muito rico em vitaminas e fibras.