Cochilar ajuda o cérebro reorganizar ideias

bernadetealves.com

Depois de uma manhã intensa de trabalho, percebemos que o nosso rendimento começa a cair. É o corpo dando sinais de ‘fome de sono’. Durante o dia muitas pessoas não podem fazer esta refeição. A solução para acabar com o cansaço que reduz o nosso estado de alerta é servir um lanche saboroso chamado soneca. Não existe melhor xícara de café do que uma boa siesta à tarde.

Estudos atestam que tirar um cochilo após o almoço previne infartos, turbina a memória, melhora o raciocínio, aumenta a habilidade para tomar decisões certas, entre outros tantos benefícios. Cochilar ajuda o cérebro a reorganizar as ideias de uma maneira impressionante, que a gente não imagina.

bernadetealves.com

Pessoas de mais idade praticam este ato saudável passado de geração em geração. Além de melhorar o humor e dar mais disposição, um bom cochilo dissipará o estresse resultante do isolamento social e do cansaço de conciliar trabalho, casa e família ao mesmo tempo.

Um número significativo de pessoas não podem adotar este ato saudável porque cochilar no trabalho é sinônimo de preguiça.Para quem não puder dormir e nem dar uma pausa longe do trabalho a dica dos especialistas é manter os olhos fechados durante alguns minutos mesmo que você não possa pegar no sono. Só de fazer isto, você já está descansando! Mesmo que não pareça, você está diminuindo a sua ansiedade e os nervos.

bernadetealves.com
Cochilar ajuda o cérebro reorganizar ideias

Pesquisa do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, publicada na revista médica Heart, comprova que o hábito de descansar um pouco depois do almoço tem efeitos benéficos para a saúde. Em tempos difíceis como nesta crise humanitária por conta do novo coronavírus, onde muitos estão trabalhando em home Office, tudo o que precisamos é ter paz de espírito e recarregar as energias.

“Quando você dorme pouco ou mal à noite, cochilos ocasionais, são uma forma de compensação fisiológica que diminui o risco de estresse”, declara a epidemiologista Nadine Häusler, responsável pelo trabalho de monitoramento de mais de 3 400 voluntários.

bernadetealves.com
Cochilar ajuda o cérebro reorganizar ideias

Dormir mal e estar cansado durante o dia deixa a pessoa irritada. Se você está irritado e tudo o incomoda, a dica e descansar um pouco para melhorar o humor. Uma siesta recarrega as energias e  aumenta a atividade cerebral. O normal é de 20 a 30 minutos  por dia. A preguiça e o mau humor vão embora  para dar lugar a uma pessoa ativa.

Cochilar, de preferência, na parte da tarde, faz bem ao coração e cérebro dos idosos, garante estudo feito pela Universidade Johns Hopkins, fundada em 1875, situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. O estudo foi publicado no periódico Journal of the American Geriatrics Society.

bernadetealves.com

Não faltam evidências que legitimam o relacionamento do corpo e do cérebro após um descanso. Até a NASA recomenda a soneca a pilotos e astronautas. Segundo a NASA basta 20 minutos por dia para aumentar a capacidade de raciocínio e a memória em 34% e a habilidade para tomar decisões acertadas em 54%.

Decisões acertadas é o que todos nós queremos, não é mesmo? Os cientistas dizem que cochilar mais de 30 minutos por dia pode trazer efeitos contrários. A pessoa pode acordar irritada, mal-humorada e até grogue. Sem falar que pode dificultar o sono noturno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O nome siesta surgiu na Espanha a significa a sexta hora do dia. Para os americanos é um ‘cochilo misterioso”, no Brasil é conhecido com cochilar, sestiar ou descansar. Aqui o costume é mais praticado por pessoas de mais idade. Como os benefícios de um cochilo são incontestáveis é preciso que os empregadores entendam a importância de disponibilizarem espaços aconchegantes para os seus colaboradores relaxarem um pouquinho. Descansados vão produzir mais.