Weintraub torna-se persona non grata em Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, aprovou por unanimidade, na quarta-feira, dia 12, o Título de Persona non grata a Abrahão Weintraub, ex-ministro da Educação. O autor da moção foi o deputado Chico Vigilante.
A iniciativa aconteceu porque Weintraub, enquanto comandou o Ministério da Educação, fez crítica à capital do país e demonstrou ódio por Brasília. Em uma reunião que se tornou pública ele declarou que Brasília era um “cancro de corrupção”, uma “porcaria”, a gravação foi divulgada na imprensa por determinação do ministro do STF Celso de Mello.

“Eu não quero ser escravo nesse país. E acabar com essa porcaria que é Brasília. Isso daqui é um cancro de corrupção, de privilégio. Eu tinha uma visão extremamente negativa de Brasília. Brasília é muito pior do que eu podia imaginar. As pessoas aqui perdem a percepção, a empatia, a relação com o povo. Se sentem inexpugnáveis”, disse Weintraub na reunião ministerial.
O deputado Chico Vigilante declarou:. “Além de sua pública e notória incompetência na condução das políticas educacionais e da sua completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições, ele [Weintraub] também resolveu desmerecer Brasília e seus habitantes. Ele merece merece o repúdio de toda a sociedade brasileira, e em especial da sociedade brasiliense”.

Nunca na história da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi aprovado um titulo desta natureza.