Gaúcho: o centauro dos pampas

O 20 de Setembro é uma data importante para o Rio Grande do Sul. Comemora-se hoje o Dia do Gaúcho e da Revolução Farroupilha. A data máxima do Estado, que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho.O nosso amor pela querência não tem fronteiras e galopa livre no peito.


O gaúcho ama tanto seu estado que o chama carinhosamente de “Querência Amada”. Ser gaúcho é preservar a cultura e tradições do nosso sul querido e amado. Sou gaúcha da centenária Jaguari e desse nosso Brasil sem fronteiras.

Quando a saudade aperta o coração, ouço a música ‘Querência Amada’ , do saudoso Teixeirinha e gravada pelas melhores vozes do Brasil como Eduardo Costa.
Parabéns gaúchas e gaúchos de todas as querências. Seja no Sul, Centro-oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, o gaúcho contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro preserva as tradições, é aguerrido, acolhedor e gentil.
Viva os gaúchos! Viva o Rio Grande do Sul!

Querência Amada
Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul
O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Da província de São Pedro
Padroeiro da querência
Ó meu Rio Grande de encantos mil
Disposto a tudo pelo Brasil
Querência amada dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais
Deus é gaúcho de espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada, meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil
A Semana Farroupilha, tradicional evento cultural do Rio Grande do Sul, que comemora a chama crioula e as tradições do estado, neste ano está sendo comemorado de forma virtual. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.
