Dia do Nordestino: bravos ícones da cultura e progresso

bernadetealves.com

O Nordeste brasileiro é conhecido pela sua diversidade cultural, musical, culinária, dança, artesanato, pelas belíssimas paisagens e muito mais. A região é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Nordeste concentra a maior parte da faixa litorânea do país, com 3.338 quilômetros de praias.

bernadetealves.com
Dia do Nordestino: bravos ícones da cultura e progresso

Os nove estados que abrangem uma área de mais de 1,5 milhões de metros quadrados, o que corresponde a 18,26% do território nacional. De acordo com o IBGE, o nordeste tem mais de 56 milhões de habitantes, o que faz da região, em termos populacionais, a segunda maior do país, depois apenas do sudeste.

bernadetealves.com
Dia do Nordestino: Saber Cultural

Para homenagear o povo, as diversas e heterogênicas culturas típicas e os ícones da região Nordeste, foi instituído em 2009, o 08 de Outubro como o Dia do Nordestino.

Hoje é dia de abrir alas para o povo nordestino e para os tesouros gastronômicos como carne-de-sol, tapioca, caju, charque, beiju, aipim, bolo de rolo, rapadura, escondidinho, baião-de- dois,sarapatel,paçoca de carne-de-sol, galinha cabidela, galinha ao molho pardo, pudim de tapioca,casquinha de caranguejo, cururu, acarajé com vatapá, moqueca, e tantos outros.

A gastronomia é tão rica que muitas das receitas se misturaram às outras culturas, como espanhola, africana e portuguesa.

O cantor e compositor cearense Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) é o grande representante de todos os nordestinos e nordestinas, ainda vítimas de preconceito e discriminação em função de sua origem geográfica.

bernadetealves.com
Dia do Nordestino: bravos ícones da cultura e educação

De Luiz Gonzaga ao forró e axé. Viva a música popular nordestina.  

No Distrito Federal, a cidade de Ceilândia é a digna representante da força e coragem da brava gente nordestina. Na Câmara Legislativa o deputado Chico Vigilante e o deputado Agaciel Maia têm orgulho das raízes assim como o advogado Délio Lins e Silva Jr, presidente da Ordem dos Advogados do Brasíl Seccional Distrito Federal, filho de pernambucanos e neto de paraibanos e piauienses.

bernadetealves.com
São João do Cerrado, Ceilândia-DF

Parabéns a todos os nordestinos do país, especialmente àqueles que escolheram o Distrito Federal como segunda casa. Um povo alegre, trabalhador e com empatia.

bernadetealves.com
Dia do Nordestino: bravos ícones da cultura e progresso