Novembro Azul: todos juntos pela saúde integral do homem

bernadetealves.com
Palácio do Itamaraty iluminado de azul em apoio à campanha Novembro Azul

O Novembro Azul  tem como objetivo conscientizar e alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde principalmente em relação ao câncer de próstata. A campanha é essencial para acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção.

Durante todo este mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e acompanhar a saúde como um todo.

O Novembro Azul surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o mês é dedicado a levar informações sobre a saúde  masculina e prevenção contra doenças.

bernadetealves.com
Novembro Azul: todos juntos pela saúde integral do homem

Os oncologistas recomendam evitar maus hábitos de saúde como sedentarismo, alimentação rica em gorduras, sódio, carne vermelha e deficiente em vegetais e legumes, contato excessivo com substâncias como o cádmio, chumbo, cromo e ferro e o excesso de estrogênio no organismo.

Também são pontos de atenção os cuidados com a próstata e com a saúde como um todo. A prevenção começa com a realização de exames frequentes como hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal e a adoção de hábitos saudáveis.

bernadetealves.com

É recomendável que:

  • Realize um check-up anualmente,
  • Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão,
  • Pratique exercícios físicos regularmente,
  • Mantenha o peso ideal,
  • Evite cigarro e abuso de álcool,
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.
bernadetealves.com
Palácio do Planalto iluminado de azul em apoio a prevenção do câncer de próstata

O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA) ou antígenos específicos da próstata e pelo exame de toque. Ele deve ser realizado todo ano para monitorar a saúde do órgão e possíveis alterações que ocorrem em forma de infecções, inflamações, hiperplasia e o próprio câncer. Se identificadas anormalidades, é realizada uma biópsia.

O Novembro Azul vai muito além da prevenção do câncer de próstata. É preciso ficar de olho nas outras enfermidades. Segundo o Ministério da Saúde, a  doença que mais afeta os homens no Brasil é o câncer de pele não melanoma. O tumor no testículo aparece como a doença que mais acomete na faixa etária dos 20 a 40 anos. Além dessas, a disfunção erétil, andropausa e o câncer de pênis.

bernadetealves.com

Segundo os oncologistas a  principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância. Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis. Para conscientizar os homens e erradicar o câncer de pênis do Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o perfil Lave o Dito Cujo no Instagram.

Neste ano o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

bernadetealves.com
Palácio do Buriti, diz sim ao Novembro Azul: campanha de prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é uma forma de promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde. Hábitos saudáveis e acompanhamento médico salvam vidas.

Neste mês de novembro, prédios públicos são iluminados de azul,em apoio a esta importante ação em prol da saúde integral do homem.

Homem, seja protagonista da sua vida! Dê um toque de atenção na sua saúde!