Alongamento reduz pressão arterial, diz estudo

bernadetealves.com
Benefícios do alongamento para a saúde

Estudos comprovam que alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho no exercício.

O alongamento é importante porque nossos músculos tendem a encurtar, ou seja, diminuir de tamanho, quando ficamos muito tempo parados ou costumam ficar enrijecidos quando fazemos uma atividade física muito desgastante. O alongamento têm por função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura.

Devido a importância desta prática milenar, estudo da Universidade de Saskatchewan (USask), no Canadá,mostra outros benefícios do alongamento.

bernadetealves.com
Universidade de Saskatchewan no Canadá

Os pesquisadores descobriram que fazer alongamento é melhor do que uma caminhada rápida para reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão ou que corram o risco de desenvolver pressão alta.

De acordo com o professor Phil Chilibeck, as pessoas que já estão acostumadas devem continuar a caminhar para combater a pressão alta, porém, também é importante que adicionem sessões de alongamento à rotina.

O estudo foi publicado em dezembro no periódico Journal of Physical Activity and Health,  e sugere que o alongamento deve fazer parte de um plano de tratamento completo para pessoas que lutam contra a pressão alta.

bernadetealves.com

“Todo mundo pensa que alongamos apenas os músculos”, disse, em nota,  o professor Phil Chilibeck, coautor do estudo. “Mas ao fazer isso, você também está alongando todos os vasos sanguíneos que alimentam o músculo, incluindo todas as artérias. Se você reduzir a rigidez nas artérias, haverá menos resistência ao fluxo sanguíneo”, assegura Chilibeck.

Outros estudos já indicaram os benefícios do alongamento para reduzir pressão arterial. Este feito pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, é o primeiro a comparar a caminhada ao exercício de alongamento.

O cientista Phil Chilibeck e colegas designaram aleatoriamente 40 homens e mulheres com idade média de 61 anos em dois grupos durante oito semanas: um fez uma rotina de alongamento de corpo inteiro por 30 minutos a dia, cinco dias por semana, e o outro grupo caminhou pelo mesmo período e frequência. Todos os participantes tinham pressão arterial elevada ou hipertensão estágio 1, no início do estudo.

bernadetealves.com
Alongamento reduz pressão arterial, diz estudo da Universidade de Saskatchewan

Antes e depois dessas etapas, foi medida a pressão arterial dos participantes enquanto estavam sentados, deitados e por mais de 24 horas usando um monitor portátil. O alongamento resultou em maiores reduções na pressão em todos os três tipos de medição. Os caminhantes, no entanto, perderam mais gordura corporal na cintura no estudo com oito semanas.

O alongamento deve ser feito lentamente. Deve-se tentar relaxar durante a sua prática. Encontre uma posição confortável e sustente-a para relaxar o músculo, permaneça nessa posição entre 10 e 30 segundos, depois, passe para o outro exercício. É importante também, manter a respiração de forma lenta e controlada.

O alongamento não necessariamente deve estar ligado a alguma atividade física, pode fazer parte da rotina: ao levantar-se, no meio do trabalho, ou em qualquer momento em que sentir a necessidade de relaxar os músculos.

bernadetealves.com
Benefícios do alongamento para a saúde das artérias

Benefícios que o alongamento proporciona:

  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos, câimbras, etc.).
  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura.
  • Aumentando flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo.
  • Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc., preparando a musculatura para o exercício.
  • Reduz o encurtamento muscular.
  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Previne contra problemas posturais.
  • Auxiliando relaxamento mental, diminuindo o estresse.
  • Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura.
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada.
  • Reduzas cólicas menstruais, nas mulheres.
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.