Brasil estreia nas Paralimpíadas de Tóquio com quatro medalhas na natação

bernadetealves.com
Gabriel Bandeira da natação ganha primeiro ouro para o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio


A natação foi o carro chefe-chefe do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ganhou no primeiro dia da competição um ouro, uma prata e dois bronzes. Uma conquista valiosa que compensa o esforço e superação dos atletas.

bernadetealves.com
Gabriel Araújo dos Santos conquista prata nos 100m costas na classe S2


A primeira medalha do Brasil foi de prata
e veio da natação com Gabriel Araújo dos Santos nos 100m costas na classe S2 com a marca de 2min02s47. O atleta de 19 anos comemorou com dancinha e show de carisma. “Fico muito feliz, só eu sei o que passei para estar aqui. Foi muito difícil. Essa medalha veio com muito esforço, suor e me deixou com gostinho de quero mais”,disse Gabriel, que se emocionou na entrevista concedida logo depois da conquista.

bernadetealves.com
Gabriel Araújo ganha prata nas Paralimpíadas de Tóquio nos 100m costas na classe S2


Gabriel Bandeira ganhou o primeiro ouro para o Brasil nos 100m borboleta da classe S14. Ele é estreante em Paralimpíadas e confirmou o status de promessa para pessoas com deficiência intelectual.

O nadador de 21 anos quebrou o recorde paralímpico na eliminatória, viu sua marca ser superada na bateria seguinte pelo britânico Reece Dunn e deu o troco na final recuperando a melhor marca da história dos Jogos, com 54s76. Teve até beatbox do campeão na comemoração.

bernadetealves.com
Gabriel Bandeira da natação ganha primeiro ouro para o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio


Na sequência dois bronzes com os veteranos Phelipe Andrews, sua oitava medalha paralímpica na carreira e Daniel Dias que aumentou para 25 sua coleção de medalhas paralímpicas. Ele é o nadador masculino mais premiado na história das Paralimpíadas.

bernadetealves.com
Phelipe Rodrigues ganha bronze na natação paralímpica de Tóquio


“Estou tentando ser muito grato, primeiramente a Deus. Está fluindo. Hoje foi mais leve. Quando virei vi que os chineses estavam um pouco à frente. Consegui alcançar minha meta. É viver cada momento, cada prova. São os últimos 100m, não tenho mais na competição, agora só 50m”, disse Daniel.

bernadetealves.com
Daniel Dias ganha bronze na natação paralímpica em Tóquio

Este foi um início promissor para o Brasil com quatro pódios seguidos. Que venham mais medalhas e êxito pessoal.

bernadetealves.com
Gabriel Bandeira (ouro), Gabriel Araújo(prata), Daniel Dias (bronze) e Phelipe Andrews (bronze), conquistam as primeiras medalhas para o Brasil na natação

Fotos: Ale Cabral/CPB e Miriam Jeske, Getty