Pescado: alimento riquíssimo em proteínas de alto valor biológico

Comer peixes três vezes por semana pode ser um importante aliado para aumentar imunidade, reduzir o colesterol total e emagrecer. Por isso, um dos objetivos da Semana Nacional do Pescado, que começa nesta quarta-feira, 1° e vai até o dia 15 de setembro em todo o Brasil, é incentivar o consumo desse alimento riquíssimo em nutrientes.

Pescado compreende peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos de água doce ou salgada. Os pescados, de um modo geral, são denominados pela expressão “fresco”, que se refere ao fato de não ter sido armazenado, podendo, no entanto, ter sofrido a proteção de gelo. Podem ter a classificação de “pescado resfriado” que é aquele armazenado sob refrigeração (–0,5 a –2,0ºC) e “ pescado congelado” que é aquele armazenado em temperaturas inferiores a –25ºC.

Diversas pesquisas têm relatado benefícios do consumo de pescado tais como redução do risco de doenças cardíacas, artrite, psoríase e trombose, além de possuir ação anti-inflamatória graças à presença de ácidos graxos poli-insaturados em sua composição. A carne de pescado é rica também em proteínas de alto valor biológico e possui reduzido teor de gordura.
O pescado é um alimento que se destaca nutricionalmente quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas e minerais e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3 eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA).

A nutricionista da Emater-DF, Danielle Amaral, explica que os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais , substancias químicas que compõem as proteínas necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também boas fontes de cálcio e ricas em ácidos graxos essenciais.

Danielle Amaral diz que o peixe tem quase a mesma quantidade de proteína que carne vermelha, com a vantagem de ser mais leve e menos calórico. E também possui benefícios em relação às proteínas vegetais. “É uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, a gente consegue absorver toda ela, o que não ocorre com as vegetais”.

Danielle lembra ainda que 100 gramas de peixe contém quase toda a quantidade necessária de consumo diário de selênio, que contribui para a melhora do sistema imunológico. Ainda é rico em vitaminas A, D, E e K, e bom para o colesterol. “Peixe tem gordura, mas é uma gordura boa, que ajuda a controlar o colesterol total e a aumentar o HDL, que protege a gente contra doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista da Emater-DF.

Para quem quer emagrecer, a nutricionista garante que o peixe pode ser uma boa escolha, pois é leve, de rápida digestão e costuma ter menos calorias do que as outras proteínas animais. Assim como frutas e legumes, é melhor aproveitado pelo organismo se consumido cru, mas também pode ser ingerido, preferencialmente, assado ou cozido.
Em sua 18ª edição, a Semana Nacional do Pescado acontece em todo o Brasil, com ações promocionais e eventos gastronômicos organizados pelo próprio setor produtivo. Além disso, no dia 14 de setembro, a programação da mostra agropecuária Expoabra será toda dedicada a palestras técnicas sobre como produzir peixes em Brasília. O evento acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto.

Fotos: Divulgação e Emater-DF