Cães da segurança pública do DF recebem Honra ao Mérito K9

O Comando do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal realizou, na manhã de sexta,15 de outubro, a primeira cerimônia de Honra ao Mérito K9 em homenagem a nove cães da PMDF e dois do Corpo de Bombeiros Militar, que se aposentaram após cumprirem anos de deveres e missões em seus respectivos batalhões.

Os cães homenageados receberam uma medalha e seus respectivos condutores foram agraciados com um diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados. Os cães atuaram em centenas de missões por mais de oito anos, como busca por pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça, detecção de drogas, armas, munições e explosivos, além de proteção e defesa.

Estavam presentes na cerimônia, o comandante-geral da PM, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, o comandante do Estado Maior, Coronel Reginaldo de Souza Leitão, o Deputado Distrital, Hermeto, o Secretário de Econômica do DF, André Clemente, o Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michael e o Representando o Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública, Tenente-coronel Renato Braga e representando o secretário de segurança Pública, Dr. Agnelo Mendonça.

O Comandante do Batalhão de Policiamento com Cães , major Carlos Augusto Reis,disse que o trabalho de policiamento com cães é essencial nos tempos atuais. Que a corporação tem capacidade operacional de trabalhar com 54 cães e que em 2021 foram efetuadas prisões de 72 traficantes no Distrito Federal. “Não existe equipamento que se equipare à capacidade deles de detecção de odores específicos. A PMDF é grata aos cães por esses anos de dedicação, eficiência e inigualável trabalho realizado junto aos seus condutores”.

Dentre os homenageados está o cão Kalel que participou de uma missão na qual foram apreendidas duas toneladas e meia de drogas, além de quatro mil munições e duas armas, na BR-060, na altura do Engenho das Lajes, em 2019. O primeiro-sargento Ricardo Monteiro, condutor de Kalel nas missões, se emociona ao comentar sobre a parceria com o cão. “Ele mudou a minha história profissional. Moro em Florianópolis, mas vim especialmente para a homenagem para honrar tudo o que fizemos juntos”, disse o condutor do cão Kalel nas missões.
O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos, exaltou o trabalho feito no BPCães e em outros batalhões da corporação. “Nossas tropas especializadas são referência nacional. É muito merecida essa homenagem em vida aos cães e aos servidores, que adotaram esses cães depois que eles se aposentaram. Vocês são um grande orgulho para a gente”.

André Clemente, secretário de Economia, reforçou a importância que o trabalho com cães tem na vida da sociedade do Distrito Federal. “São criaturas importantes no sistema de segurança pública. As forças são o exemplo de maior presença do Estado, que nos permite viver em harmonia. Homenagear estes cães é um reconhecimento deles como servidores, que fizeram um trabalho exemplar e merecem este cuidado”.

Também na cerimônia, um casal de Bloodhound especializados na localização de pessoas foram agregados ao BPCães. Os animais dessa raça possuem capacidade de faro muito apurado e são utilizados na busca de pessoas utilizando a técnica de Mantrainling, que é a técnica de busca por odores específicos.

Além desses, cães de abrigo também foram agregados a equipe do Curso Operacional de Cinotecnia. Ao final do curso, esses animais serão doados à população.
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília