Dicas simples e práticas para o gás de cozinha render mais

bernadetealves.com
Manter as bocas do fogão limpas e cozinhar em fogo baixo economiza gás

O gás de cozinha é uma energia que transforma vidas e negócios. Em tempos difíceis a palavra de ordem é economizar. O gás de cozinha é um dos campeões entre os custos doméstico. Cada refeição a mais exige uma cota proporcional de gás.


O gás é um item essencial para milhões de famílias, o botijão de gás de cozinha já custa o equivalente a mais de 10% do salário mínimo em vários estados brasileiros. Muitas famílias estão voltando a cozinhar à lenha e revivendo um passado de pobreza. O aumento no preço do gás também tem espantado a clientela de algumas revendas.

bernadetealves.com
Cozinhar em fogão a lenha

Desde o início do ano, o preço médio do GLP (gás liquefeito de petróleo), conhecido popularmente como gás de cozinha, aos consumidores subiu quase 30%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), passando de R$ 75,29 no final de 2020 a R$ 96,89 no início de outubro. A alta foi 5 vezes superior à inflação acumulada no período, de 5,67%.


A inflação no Brasil está impactando não só a qualidade das refeições dos brasileiros,
mas também a forma como os alimentos estão sendo preparados. Com menor poder de compra, a carne nobre foi substituída por uma opção mais em conta e o gás de cozinha passou a ser menos utilizado.

bernadetealves.com
Botijões de Gás de cozinha

Para ajudar os brasileiros a otimizar o uso e sofrer menos com o valor do gás de cozinha no orçamento da família, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) tem dicas simples e práticas, que podem fazer a diferença.


É bom lembrar que nenhuma dica vai funcionar se estiver com vazamento de gás, pois esta é uma perda silenciosa, gradativa e que merece todo nosso cuidado por questão de segurança.Para garantir economia e evitar acidentes é preciso ficar atento aos possíveis vazamentos.


Cheque o botijão de gás e as mangueiras

bernadetealves.com
Cheque o botijão de gás e as mangueiras

Verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno despejando um pouco de espuma de sabão e observando se há algum vazamento no caso de formação de bolhas de ar. Cheiro forte também ajuda a detectar possíveis vazamentos.


Mantenha as bocas do fogão limpas


Se as chamas estiverem com tons amarelos ou laranjas, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Com isso, o fogo perde sua potência e acaba gastando mais gás para cozinhar o alimento.


O que gasta mais gás de cozinha: Fogo alto ou fogo baixo?

bernadetealves.com
Manter as bocas do fogão limpas garante economia de gás


Manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo. Assim, para economizar, recomenda-se deixar o fogo alto somente até o ponto de fervura da água. Depois disso, o ideal é abaixar o fogo até o alimento ficar pronto.

Evite a passagem de vento


Feche as janelas enquanto cozinha. O vento diminui a potência das chamas, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.


Use bocas do fogão adequadas


Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício de gás de cozinha.


Cozinhe mais comida em poucas vezes


Uma ótima dica para economizar gás, é cozinhar menos vezes durante o mês. Para conseguir fazer isso, será preciso criar um planejamento das refeições que será consumidas pela família durante a semana.

Tampe as panelas


Panelas tampadas aproveitam mais as chamas e, por isso, cozinham mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar.


Corte os alimentos em pedaços


O tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.


Planeje suas refeições


Uma boa dica, se for possível para você, é reservar um dia para planejar e cozinhar as suas refeições da semana. Isso é benéfico não só para diminuir o tempo de uso do fogão e economizar gás de cozinha, mas também torna o dia a dia muito mais prático.

Otimize o uso do forno

bernadetealves.com
Otimizar o uso do forno evita desperdício de gás


Tente cozinhar pratos diferentes de uma só vez no forno. Um exemplo são o prato principal e a sobremesa.


Use o calor armazenado


Dá para desligar a panela e deixar terminar de cozinhar usando apenas o calor já armazenado no alimento. Muitas pessoas já fazem isso com o arroz, por exemplo. Quando cozinham por 10 minutos e deixam esfriar coma panela tampada para terminar de amolecer os grãos. Para esta dica funcionar a panela e a ventilação devem estar perfeitas.

Cozimento a vapor


Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar um escorredor metálico em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos!

Panela de pressão: a melhor amiga para economizar gás de cozinha

bernadetealves.com
Panela de pressão: a melhor amiga para economizar gás de cozinha

Esta é uma invenção que diminui o tempo de cozimento dos alimentos em até 80%, por isso deve estar sempre presente em seus preparos. Porém até mesmo este tipo de panela precisa de algumas precauções no uso. Para que a panela de pressão seja realmente eficiente e segura, evite usar mais da metade do seu volume interno. Isso garante que ela fique realmente no máximo de sua eficiência.


Conheça a vida útil do seu fogão

bernadetealves.com
Para economizar gás de cozinha é importante ficar de olho na qualidade da chama e vida útil do fogão

Você sabia que para economizar gás de cozinha também é importante ficar de olho na vida útil de seu fogão. Geralmente, podemos utilizar um fogão por vários anos sem problemas. Porém um fogão velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás.


Vale lembrar que, além de gastar mais GLP do que o necessário, o escape do gás de cozinha pode colocar a sua segurança em risco.

Ensine aos seus familiares e colaboradores


De nada adianta se você souber economizar e seus familiares não colocarem em prática as dicas úteis.Afinal, com o aumento do preço do gás de cozinha em 2021, é preciso fazer de tudo para economizar. Todos devem aprender para contribuir da melhor forma com o objetivo de economizar dinheiro todos os dias.

Atenção aos sinais de que o gás de cozinha está acabando

bernadetealves.com
Chama com as pontas avermelhadas demonstra que o gás está acabando


Quando o botijão está no fim, as chamas ficam com as pontas avermelhadas, o que demonstra que a combustão não está sendo eficaz e que a pouca quantidade de GLP “queima” com dificuldade em reação com o oxigênio

Fotos: Romeu Campos/Futura Press/Estadão Conteúdo e Reprodução