Doar Sangue: um gesto humanitário de amor

bernadetealves.com
Doar sangue é um gesto de amor que salva vidas


Celebramos nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, um ser generoso e solidário que se doa em prol do semelhante. Doar sangue é um gesto de cuidado e respeito à vida.


Para celebrar a generosidade das pessoas e facilitar as doações de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília, está com uma carreta adaptada fazendo a coleta de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, até amanhã, dia 26 de novembro.

Para participar do mutirão basta fazer um agendamento prévio, pela internet.
https://www.sasbrasil.org.br/hemocentro/agende-doacao-sangue-gyn-bsb/


Osnei Okumoto, presidente do Hemocentro de Brasília, diz que Taguatinga é uma região estratégica para a ação porque é de fácil acesso para quem mora em Samambaia e Ceilândia. “As três cidades, respectivamente, são as maiores em números de doadores depois do Plano Piloto”, diz Okumoto.


Segundo o Hemocentro, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente devido à pandemia. Por isso, é necessário contar com a solidariedade da população para manter a coleta em níveis adequados.

bernadetealves.com

Para doar sangue no Hemocentro Itinerante, além de estar bem de saúde, é preciso:

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar mais de 51 kg
  • Estar descansado e alimentado no momento da doação
  • Apresentar documento original e oficial com foto.


bernadetealves.com
Doar Sangue: um gesto humanitário de amor que salva vida

O Hemocentro recomenda que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. Além disso, não deve fumar nas duas horas que antecedem a doação. Deve estar bem alimentado, ter ingerido bastante água e evitar alimentos gordurosos, com uma antecedência de três horas. Há alguns medicamentos que podem impedir a doação. Por isso, devem ser informados para avaliação.

Doar sangue é um gesto humanitário de amor. Tão importante que uma única doação pode salvar até 4 pessoas. O Hemocentro Itinerante é uma oportunidade de poder praticar este ato de amor em prol daqueles que estão precisando.

bernadetealves.com

Doe Sangue. Doe Vida!


Quem foi imunizado contra Covid-19, deve aguardar um tempo conforme o tipo de vacina.


Coronavac: deve aguardar dois dias para doar sangue
AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: deve esperar sete dias para doar sangue


Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após completa recuperação dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Já quem teve contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, precisa esperar 14 dias após o último contato com essas pessoas.

bernadetealves.com
Carreta Hemocentro Itinerante desenvolvida pelo grupo DPSP, no JK Shopping no Dia Nacional do Doador de Sangue


A carreta Hemocentro Itinerante foi desenvolvida pelo grupo DPSP (união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo) com a startup social SAS Brasil. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, ela está no Distrito Federal.


A diretora comercial e de marketing do grupo DPSP, Andréa Sylos, diz que o projeto pioneiro é importante pela relevância e abrangência. “O número de doações reduziu muito durante a pandemia, e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país. Por meio da carreta, vamos aproximar os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário.”

bernadetealves.com
Coleta móvel de sangue na Carreta Hemocentro Itinerante no JK Shopping no Dia Nacional do Doador de Sangue


Quem não puder participar desta edição do Hemocentro Itinerante,´pode agendar a doação de sangue para outra oportunidade por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2.

bernadetealves.com
Doar Sangue: um gesto humanitário de amor

Fotos: Reprodução