Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 reconhece boas práticas na gestão municipal

O “Oscar da Gestão Pública”, que reconhece e incentiva as gestões exitosas de municípios brasileiros, é uma iniciativa da TV Bandeirante junto com o Instituto Áquila.
A ideia é que o Prêmio Band Cidades Excelentes continue repercutindo no dia a dia dos municípios, ao reconhecer iniciativas pioneiras na gestão pública municipal; incentivando a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminando soluções de gestão que sirvam de referência para outras cidades e, principalmente, valorizando servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A festa da premiação, ocorrida na noite do dia 23 de novembro, em Brasília, foi conduzida por Lana Canepa e Rodolfo Schneider e contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da República, Flávia Arruda; do presidente da Câmara, Arthur Lira, do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, do empresário Paulo Octávio Pereira, ex-governador do DF, além de outras importantes autoridades.

O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, relembrou que a ideia de premiar as melhores administrações públicas vem de longe.
“Esse foi um sonho que começou há 13 anos atrás, quando eu convidei os prefeitos das capitais para um almoço na minha casa, junto com o professor Raymundo Godoy, presidente do Instituto Aquila. Era um desafio muito maior do que eu tinha imaginado a execução disso. Hoje, essa execução é feita com máquinas, com softwares, não tem mão humana, não tem jeito de ‘dar um jeitinho’. Quem está aqui é porque atingiu os três melhores lugares nas categorias”, afirmou Saad.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita de acordo com o Índice de Gestão Municipal (IGMA), do grupo Áquila.
Concorreram ao prêmio mais de 5,5 mil municípios brasileiros, sendo que apenas 15 deles foram selecionados como finalistas, considerando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além das premiações extras.

Na classificação geral, Sorocaba ficou com 66,35 pontos no índice IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Destaque para os pilares Educação, com índice de 79,93, e Eficiência Fiscal e Transparência, com 72,83.

O Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, parabenizou a BandTV e o Instituto Aquila pela iniciativa em agraciar gestores públicos que enfrentaram dificuldades, inovaram e alcançaram bons resultados.

O governador do Distrito Federal parabenizou a Band pela iniciativa e disse que o prêmio serve de incentivo para uma boa gestão. “Só podemos agradecer uma iniciativa como essa, de premiar os bons gestores, os que buscam soluções inteligentes, que aplicam corretamente os recursos públicos e zelam pela transparência”.

O chefe do Executivo local destacou, ainda, que o trabalho do grupo Bandeirantes e do Instituto Áquila revela ao público as excelências que existem no Brasil. “Esse trabalho conseguiu mostrar hoje aqui trabalhos de excelência feitos por várias prefeituras do país, que agora podem ser analisados”. O governador Ibaneis Rocha entregou o “Oscar da Gestão Pública”, ao prefeito do município de Americana (SP), Francisco Antonio Sardelli, um dos vencedores da noite.

Vendedores da etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes
Cidades acima de 500 mil habitantes
1º Lugar – Sorocaba – SP
2º Lugar – São José dos Campos – SP
3º Lugar – Joinville – SC
Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, comemorou a conquista Prêmio Band Cidades Excelentes 2021.

“Com menos de um ano de trabalho da atual Gestão, este prêmio é um grande reconhecimento ao desempenho de toda a nossa equipe, formada por todo o secretariado, dirigentes de autarquias e, também, todos os nossos servidores municipais, que têm se dedicado diariamente para fazer o seu melhor e com quem divido esta honraria. Nosso objetivo final é tornar Sorocaba uma cidade de excelência para se viver, devolvendo ao munícipe o orgulho de ser sorocabano. É essa a nossa conquista aqui, hoje”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Capitais

1º Lugar – Curitiba – PR
2º Lugar – Vitória – ES
3º Lugar – Florianópolis – SC
Prêmio Principal – IGMA GERAL – Cidade Excelente

Menor que 30 mil habitantes
1º Lugar: Augusto Pestana – RS
2º Lugar: Quatro Pontes – PR
3º Lugar: Peritiba – SC
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º Lugar: Timbó – SC
2º Lugar: Fernandópolis – SP
3º Lugar: Carlos Barbosa – RS
O município de Timbó foi destaque nacional em todas as áreas que concorreu. Entre elas a de “Infraestrutura e Mobilidade Urbana 2021”, com o projeto de Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. O prêmio foi entregue pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O prefeito Jorge Kruger disse que Timbó foi o município mais premiado do país, e que o momento foi de muito orgulho e gratidão. “Este prêmio representa mais qualidade de vida para a nossa população. Que ele sirva de incentivo, para que essas novas práticas na administração pública sejam uma realidade cada vez maior em nossos municípios brasileiros”.


Kruger lembrou de todos que fizeram parte deste momento. No seu discurso de premiação ele agradeceu o empenho de todos os servidores públicos municipais, e também dedicou o prêmio ao seu pai, Ditmar Kruger, que faleceu há três meses vítima da Covid-19
Acima de 100 mil habitantes
1º Lugar: Indaiatuba – SP
2º Lugar: Jaraguá do Sul – SC
3º Lugar: Cascavel – PR
A cidade de Indaiatuba- SP, conquistou a melhor média dos cinco pilares de gestão pública analisados pelo Instituto Áquila, que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). O município também ficou entre os três melhores colocados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O prefeito Nilson Gaspar (MDB), de Indaiatuba agradeceu ao Grupo Bandeirantes pela oportunidade e o reconhecimento dado aos prefeitos de mostrarem o trabalho em nível nacional. Agradeceu também o vice-prefeito Túlio Tomaz do Couto e toda a equipe da Administração Municipal que tem trabalhado muito para deixar a cidade cada vez melhor.

“Nós, em Indaiatuba, trabalhamos com planejamento e gestão e olhamos dez anos pra frente, o que vamos precisar em nossa cidade para atender a demanda do crescimento e desenvolvimento sustentável do nosso município pelos próximos dez anos. Isso tem transformado nossa cidade há duas décadas, por bons governos que passaram anterior a mim. Fico muito contente em estar aqui, recebendo este prêmio, e também parabenizo todos os prefeitos finalistas”, disse prefeito Nilson Gaspar.
PILAR EFICIÊNCIA FISCAL
Menor que 30 mil hab.
1º Lugar: Presidente Getúlio – SC
2º Lugar: Pato Bragado – PR
3º Lugar: São Gabriel do Oeste – MS
Entre 30 mil e 100 mil hab.
1º Lugar: Videira – SC
2º Lugar: Santa Bárbara – MG
3º Lugar: Ilhabela – SP
Acima de 100 mil hab.
1º Lugar: Santana de Parnaíba – SP
2º Lugar: Erechim – RS
3º Lugar: Pinhais – PR
PILAR EDUCAÇÃO

Menor que 30 mil hab.
1º Lugar: São José do Inhacorá – RS
2º Lugar: Luzerna- SC
3º Lugar: Cruzália – SP
Entre 30 mil e 100 mil hab.
1º Lugar: Igrejinha – RS
2º Lugar: Pomerode – SC
3º Lugar: Cerquilho – SP
Acima de 100 mil hab.
1º Lugar: Apucarana – PR
2º Lugar: Indaiatuba – SP
3º Lugar: Sobral – CE
PILAR SAÚDE E BEM ESTAR
Menor que 30 mil hab.
1º Lugar: Ivorá – RS
2º Lugar: Ruy Barbosa – RN
3º Lugar: Figueirão – MS
Entre 30 mil e 100 mil hab.
1º Lugar: Brasília de Minas – MG
2º Lugar: Presidente Dutra – MA
3º Lugar: Amparo – SP
Acima de 100 mil hab.
1º Lugar: Lavras – MG
2º Lugar: Sobral – CE
3º Lugar: Bragança – PA
PILAR INFRAESTRUTURA
Menor que 30 mil hab.
1º Lugar: Pontes Gestal – SP
2º Lugar: Cachoeira Dourada – MG
3º Lugar: Lobato – PR
Entre 30 mil e 100 mil hab.
1º Lugar: Jales – SP
2º Lugar: Cianorte – PR
3º Lugar: Timbó – SC
Acima de 100 mil hab.
1º Lugar: Americana – SP
2º Lugar: Maringá – PR
3º Lugar: Patos de Minas – MG

PILAR DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Menor que 30 mil hab.
1º Lugar: Piratuba – SC
2º Lugar: Nova Boa Vista – RS
3º Lugar: Turmalina – SP
Entre 30 mil e 100 mil hab.
1º Lugar: Braço do Norte – SC
2º Lugar: Cerquilho- SP
3º Lugar: Carlos Barbosa – RS
Acima de 100 mil hab.
1º Lugar: Jaraguá do Sul – SC
2º Lugar: Indaiatuba- SP
3º Lugar: Lavras – MG

O Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. Parabéns a todos os prefeitos por suas gestões exitosas que proporcionam qualidade de vida para suas comunidades.
Fotos: Divulgação/Secom da premiação e Agência Brasília