Delegado Sandro Avelar é nomeado Diretor-Executivo da Polícia Federal

O delegado Sandro Torres Avelar, foi nomeado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, como Diretor-Executivo da Polícia Federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Avelar vai substituir Cairo Costa Duarte, que será Adido na Embaixada do Brasil no Canadá.
O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, de 2011 a 2014, passa a ser o segundo na hierarquia da Polícia Federal. Sandro Avelar já ocupou este cargo de Direx na gestão de Fernando Segovia, no governo de Michel Temer.
Sandro Avelar é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e é Delegado da Polícia Federal desde 1999. Ele já exerceu os cargos de diretor do Sistema Penitenciário Federal e de presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), do Ministério da Justiça. O policial liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.

Avelar foi professor de Direitos Humanos da Academia Nacional de Polícia e também coordenador-geral de Recrutamento e Seleção da ANP, presidente da Fundação da Polícia Federal, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal.
O delegado da polícia Federal em 2014 concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo MDB e na ocasião obteve 21.888 votos. Em 2016 se desfiliou da legenda.
Fotos: Reprodução