Nossa Senhora de Fátima: a Santa dos milagres e dos tesouros de graças

Nesta Sexta-feira, dia 13 de Maio, católicos do mundo inteiro recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos: Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal.
As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro. Durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora.
Nossa Senhora de Fátima também é conhecida como a “Santa dos Segredos”, pois também teriam sido revelados três segredos aos Pastorinhos.
Maria também revelou às crianças, na segunda aparição, que Francisco e Jacinta morreriam cedo e que Lúcia sobreviveria para dar testemunho das aparições.

Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia, que acabava de adotar o socialismo como regime de governo. Na terceira aparição, no dia 13 de julho, a Virgem revela a Lúcia o segredo de Fátima. Conforme os relatos, ela ficou pálida e gritou de medo chamando a Virgem pelo seu nome. Houve um trovão e a visão terminou. As crianças viram novamente a Virgem em 13 de setembro.
Acredita-se que o terceiro segredo fazia mensão a um atentado que um pontífice sofreria. A tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.
Na sexta e última aparição, no dia 13 de outubro de 1917, diante de milhares de peregrinos que chegaram à Fátima (Portugal), aconteceu o chamado “Milagre do sol”, no qual, após a aparição da Virgem Maria aos Pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, pôde-se ver o sol tremer, em uma espécie de “dança”, conforme relataram os que estavam lá.
No dia 13 de outubro de 1930, o Bispo de Leiria (agora Leiria-Fátima) proclamou as aparições de Fátima autênticas. Francisco e Jacinta morreram jovens e Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos.
Irmã Lúcia escreveu o segredo de Fátima 18 anos depois das aparições. Entre 1935 e 1941, sob as ordens de seus superiores, Irmã Lúcia escreveu quatro memórias dos acontecimentos de Fátima.
Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil. Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e, apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa neste dia.
Há várias paróquias e capelas que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira. É comum encontrar a sua imagem nas igrejas brasileiras, o que faz com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.
Nossa Senhora de Fátima em Brasília

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, foi o primeiro templo católico em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958.
Após a pedra fundamental em 26 de outubro de 1957, a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek, feita em agradecimento pela cura sua filha Márcia.



A capela foi projetada por Oscar Niemeyer, com projeto estrutural de Joaquim Cardozo. Sua arquitetura simples parte de três pilares que sustentam uma laje triangular inclinada que faz referência a um chapéu de freiras. Em sua fachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão. Os afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, foram cobertos por tinta azul em uma reforma ocorrida na década de 1960.
A nave da igreja é composta por uma parede única curva em forma de “U” que serve de sustentação para a laje de concreto armado. No fundo do “U” forma-se uma sacristia secreta com a sobreposição de uma semi parede reta.


Na parte externa, a parede é toda revestida por azulejos criados por Athos Bulcão. Esse é o único painel de Athos com estampa figurativa: a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até o Menino Jesus e a Pomba, que representa o Espírito Santo.
Na Cerimônia de inauguração em 28 de junho de 1958, Dona Sarah Kubitschek descerrou a placa comemorativa, que está até hoje na igreja com os seguintes dizeres: “Este Santuário, primeiro de Brasília, foi por mandado erigir em honra a N. S. de Fátima, por iniciativa da Sra. Sarah Kubitschek em cumprimento de uma promessa”. Dom Armando Lombardi deu a bênção inaugural.

Maria Regina Pinheiro (filha de Israel Pinheiro de Dona Coary) se casou com Hindenburgo Chateaubriand Diniz logo após na sequência da solenidade de inauguração, sendo o primeiro evento da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Dona Sarah e Juscelino foram padrinhos no enlace matrimonial.
Internamente, até 1964, as paredes eram decoradas com afrescos de Alfredo Volpi, as pinturas traziam imagens de bandeirinhas e uma santa segurando uma criança no altar (ambos sem feições nos rostos), mas essas pinturas foram cobertas.
Em 2009, Francisco Galeno, que foi aluno de Volpi, foi convidado para fazer novas pinturas no interior da igreja. Galeno utilizou de elementos da cultura popular, como carretéis de linha e pipas e bandeirinhas, além de uma Nossa Senhora no altar. O artista também utilizou o azul, cor marcante em sua obra e cor atribuída a Nossa Senhora de Fátima. Segundo Galeno, elementos como os carretéis remetem ao universo feminino e os brinquedos, aos três pastorinhos que tiveram a visão em Fátima.

Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz. Em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal.
Oração a Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar aos três pastorinhos
os tesouros de graças que podemos alcançar,
rezando o santo rosário,
ajudai-nos a apreciar sempre mais
esta santa oração, a fim de que,
meditando os mistérios da nossa redenção,
alcancemos as graças que insistentemente
vos pedimos (pedir a graça).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,
livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu
e socorrei principalmente
as que mais precisarem.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
rogai por nós.
Que a Virgem Maria traga paz ao mundo, saúde a todos e solidariedade entre as pessoas. Peço à Nossa Senhora de Fátima que abençoe todos nós, proteja-nos de todo mal e ilumine o nosso caminho, com amor e paz.
Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr, Arquivo Nacional e Reprodução