Dia Nacional dos Profissionais da Educação: celebração a quem contribui para a formação cidadã

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: celebração a atuação de quem faz acontecer o processo educacional


Neste sábado, 6 de agosto, comemora-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi criada em 2014, por meio da lei 13.054/14, para homenagear, reconhecer e valorizar todos os profissionais que atuam no âmbito escolar.

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: celebração a atuação de quem faz acontecer o processo educacional


Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares. Ela contribui para a formação cidadã dos estudantes, promove a transformação do meio social para o bem comum, reflete na capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.


O profissional da educação sabe que seu objetivo maior é ensinar, compreende que o caminho para isso é muito mais complexo, não exige apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas sim de suas habilidades socioemocionais que possibilitarão uma atuação mais efetiva e próxima.


É, portanto, a principal ferramenta de mudança social, a base para qualquer profissão que se possa almejar. Por isso, todos os profissionais que atuam para transmitir, ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem reconhecimento e valorização pelo trabalho tão fundamental que exercem.

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: celebração a quem transfere o que sabe

A educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para melhoria da competitividade, melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos.


Nestes tempos difíceis, os profissionais da educação se reinventam e adaptam porque sabem que, só através do trabalho em equipe, é possível continuar ofertando um ensino de qualidade.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, Cora Coralina.


“A educação não é a preparação para a vida, é a própria vida, autêntica, na existência de cada dia”, Helena Antipoff


Fotos: Reprodução