Círio de Nazaré: o reencontro com Maria, Mãe e Mestra

bernadetealves.com
Círio de Nazaré 2022: o reencontro com Maria, Mãe e Mestra reúne multidão em Belém do Pará


A 230ª edição do Círio de Nazaré, uma maiores manifestação religiosa de todo o Brasil, reuniu neste domingo, 9 de outubro, dois milhões e meio de pessoas em Belém para homenagear a padroeira da Amazônia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará.


Com o tema “Maria, Mãe e Mestra”, a grande procissão do Círio 2022 voltou a promover romarias presenciais depois de dois anos de pandemia, quando não houve procissão oficial na maior festa católica do Nordeste.

bernadetealves.com
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré


A romaria saiu, às 7h10, da Catedral de Belém, após missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará.


A procissão seguiu rumo à Basílica Santuário, erguida no mesmo local em que a Imagem foi achada em 1700, pelo caboclo Plácido. Percorreu o Centro Histórico de Belém e alguns dos principais monumentos representativos da história da cidade, como o Ver-o-Peso, Estação das Docas, Praça da República, entre outros.

bernadetealves.com
Círio de Nazaré 2022: o reencontro com Maria, Mãe e Mestra reúne multidão em Belém do Pará


Às 12h20, a berlinda chegou à Praça Santuário, ocorreu a missa de encerramento da grande procissão, celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará .Foram mais de cinco horas de romaria,para agradecer bendizer e celebrar a Mãe de todos, num percurso de 3,600 km e com apoio do Carro de Saúde.


O Círio de Nazaré, desde 2014, tem o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


Integram a procissão do Círio de Nazaré, além da Berlinda, os carros: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, os quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e o Carro da Saúde.


A Festa do Círio de Nazaré 2022 começou no dia 4, às 19h, na Casa de Plácido, situada na Rua da Basílica, no bairro de Nazaré.


O manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 230ª edição do Círio foi apresentado na noite de 6 de outubro, após a missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.

O momento foi de emoção e graças para os fiéis que acompanharam a celebração pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.


O manto foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, escolhidos pelo casal coordenador da Festividade de Nazaré.

bernadetealves.com
Círio de Nazaré 2022: o reencontro com Maria, Mãe e Mestra reúne multidão em Belém do Pará


O manto traz a Rosa Mística e o Lírio Mimoso representando a ternura de Nossa Senhora. Na parte posterior o símbolo central é a Rosa Mística, contornada por 12 estrelas que lembram os 12 Apóstolos do Cordeiro. A Rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada Rosa Mística na Ladainha.


A peça tradicional não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do Círio, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que passam uma mensagem ao público.

bernadetealves.com
Festa do Círio de Nazaré 2022, em Belém, reúne multidão de fiéis


Na sexta (7), a Imagem de N. S. de Nazaré percorreu 50 km no Traslado para Ananindeua-Marituba.
No sábado (8), mais quatro procissões foram realizadas, entre elas, a Trasladação – a romaria das luzes.


Neste domingo, 9 de outubro,centenas de devotos acompanharam a berlinda em procissão pelas ruas de Belém. Depois a imagem peregrina foi retirada da Berlinda e colocada em um nicho no altar na praça santuário, onde é realizada uma missa campal que marca o fim do Círio 230º.


Consagração à Virgem de Nazaré

bernadetealves.com
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré


Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e Sant’Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços, ó Mãe. Como criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a vida eterna que Deus me reserva no céu. O Sacramento do Batismo, que um dia recebi, me tornou filho(a) de Deus e filho(a) teu, ó Mãe. E fez-me também herdeiro(a) de seu Reino. Por isso, venho agora renovar diante de ti, ó Virgem de Nazaré, as promessas de meu batismo. E, para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus. Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro, agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações, tudo o que tenho e tudo o que sou. Consagro, também, todos os dias restantes de minha vida terrena, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças. Quero também te consagrar desde já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte, quando por tuas mãos, e amparado(a) pelos braços de teu esposo São José, poderei finalmente ver teu rosto, abraçar teu Filho Jesus e contemplar a glória do Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém!

História de Nossa Senhora de Nazaré

bernadetealves.com
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abençoando milhares de fiéis em Belém


Relatos apontam que o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora em uma bifurcação de um taperebazeiro (árvore do taperebá). Ele a levara para sua casa e a colocara em um pequeno altar de miriti, onde estavam um crucifixo e outras imagens de santos de sua devoção. No dia seguinte, a imagem teria sumido. Ao retornar ao local do achado, percebeu que ela se encontrava no mesmo lugar do dia anterior.


O fato repetiu-se durante alguns dias e a notícia do “desaparecimento” se espalhou, provocando a intervenção das autoridades civis e eclesiásticas, fazendo com que fosse levada para o Palácio do Governo, para o Paço Episcopal e à recém-erguida Catedral, de onde ela também sumiu, sendo encontrada no mesmo local de origem. Por conta dos desaparecimentos, Plácido teria entendido que a imagem deveria ficar no local onde fora encontrada e ali construiu uma ermida para abrigá-la. O local do achado é onde hoje se encontra a majestosa Basílica Santuário.

bernadetealves.com
Círio de Nazaré 2022: o reencontro com Maria, Mãe e Mestra


Atualmente a Imagem Original permanece o ano todo no Glória, na Basílica Santuário, estando próxima dos devotos em maio e outubro, e uma outra Imagem, chamada Peregrina, participa de todas as festividades do Círio. Desde quando a Imagem Original foi entronizada no Glória, outra imagem, pertencente ao Colégio Gentil Bittencourt, passou a substituí-la nas romarias até 1969, quando foi confeccionada a Imagem Peregrina, que até hoje segue nas 13 romarias e visitas oficiais. A imagem possui status de Chefe de Estado, conferido por uma lei estadual paraense.


A programação do Círio de Nazaré 2022 vai até 24 de outubro.


Fotos:
Reprodução