Dia de Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis em Brasília

Celebramos neste 12 de outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasília e do Brasil. Aqui em Brasília a festa foi marcada pelo retorno da procissão na Esplanada dos Ministérios, após dois anos com o evento suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19.

Milhares de fiéis participaram da missa de celebração à Padroeira do Brasil e de Brasília e representantes de 156 paróquias do Distrito Federal.

A programação em homenagem a padroeira de Brasília começou pela manhã em homenagem às crianças. O evento teve a participação voluntária de mais de 350 católicos que se dividiram na organização, iluminação, som e atendimento aos fiéis.

A Santa Missa foi celebrada às 17 horas em palco montado na Esplanada dos Ministérios. Este ano, o Cardeal Dom Paulo Cezar, presidiu pela primeira vez o momento de devoção popular. A Missa foi concelebrada pelo do Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido Gonçalves e por todo o clero do Distrito Federal.


A celebração foi acompanhada pelo governador em exercício Paco Britto, juntamente com a esposa, Ana Paula Hoff, pelo senador Izalci Lucas e sua esposa Ivone Fernandes, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, o chefe de gabinete da vice-governadoria Paulo Cesar Chaves, embaixadores, dentre outras autoridades.

Durante a homilia, Dom Paulo chamou a atenção das autoridades para que tivessem um “olhar de mãe” para os problemas da cidade e criticou o momento que o país vive com a polarização. “Peçamos à mãe que interceda por nós, que nos ajude a respeitar nossas diferenças”, disse o arcebispo de Brasília. “Nosso povo é um povo de fé, e qualquer análise que não leve em conta a fé do povo, é uma análise míope”, completou.

Após a missa, fiéis participaram da procissão no quadrilátero da Esplanada com com a imagem da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Durante o percurso fiéis acenderam velas para receber bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.


“É um tempo forte, de despertar a fé. A pandemia mexeu com todos nós e mostrou a fragilidade da vida. Mostrou que é preciso termos a nossa vida ancorada, agrupada no mistério do eterno Deus. A presença materna de Maria nos sustenta, nos anima e caminha conosco, nos dá esperança.”, disse o Cardeal Dom Paulo Cezar .


“É muito gratificante ver essa celebração de volta, emocionando os católicos, festejando a nossa padroeira, depois de dois anos prejudicada pela pandemia. Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando o Distrito Federal”, disse Paco Britto.

Que Nossa Senhora Aparecida interceda junto ao Senhor Deus do Universo pelo povo brasileiro, pelos milhões de desempregados, pelos enfermos e pelas milhares de famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19.
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, espalhais inúmeros benefícios sobre toda a humanidade.


A programação começou pela manhã, às 9h, com Missa para as crianças, que neste ano foi celebrada pelo Pe. Jomelito Ferreira, Assessor Eclesiástico da IAM (Infância e Adolescência Missionária). Durante a celebração, houve um momento especial com a coroação de Nossa Senhora. Logo após a missa, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, ganharam sorvete e brindes.
A partir das 13h, aconteceu a Tarde Mariana com o Padre Everton Vieira da Silva. Oração do Ofício da Imaculada Conceição, Catequese Mariana, oração do Santo Terço, apresentações e homenagens feitas pelos jovens de diversos grupos e movimentos da Arquidiocese de Brasília.
Depois os católicos acompanharam o Terço Mariano, Início da Novena Missionária e Terço Missionário com o Padre Cristiano e Frei Flávio. O evento teve a participação voluntária de mais de 350 católicos que se dividiram na organização, iluminação, som e atendimento aos fiéis.
As celebrações da Festa de Nossa Senhora Aparecida foram transmitidas, ao vivo, pela TV Canção Nova, Renascidos em Pentecostes e pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília.
Fotos: Geovana Albuquerque / Agência Brasília e Reprodução