Dia Mundial da Visão: saúde dos olhos é coisa séria

Celebra-se nesta quinta-feira, 13 de outubro, o Dia Mundial da Visão. Como a saúde dos olhos é coisa séria, especialistas asseguram que, em diferentes fases da vida, exames oftalmológicos são essenciais para prevenir uma série de doenças.
Os olhos também envelhecem e muitas vezes mais rapidamente que o corpo e muitos nem percebem. Estudos realizados em diversos países concluíram que os olhos ficam saudáveis, em média, até os 40 anos. Por isso a importância de exames preventivos.

Entre os principais exames realizados pelos oftalmologistas estão o teste de filme lacrimal, que avalia se as pálpebras estão lubrificando adequadamente os olhos; a tonometria, que avalia a pressão no fundo dos olhos; a topografia de córnea, que analisa possíveis alterações na superfície dessa membrana e o teste de refração, que identifica o grau para os óculos do paciente.

Cuidar dos olhos é tão importante que o “teste do olhinho” é o primeiro exame oftalmológico que todo bebê faz. É realizado pelo pediatra quando o bebê ainda está na maternidade. Também há algumas intercorrências comuns ao longo da infância. A ambliopia é uma delas, também conhecida como olho preguiçoso. Ela acontece porque o cérebro não identifica as imagens recebidas pelas duas vistas, então, um dos olhos pode não enxergar direito. O tratamento é feito com uso de tampão para restabelecer as funções oculares.
A falta de atenção com a saúde ocular tem feito o Brasil bater recordes no número de pacientes com cegueira provocada por doenças como a catarata. Embora o número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenha dobrado em uma década, a catarata é responsável por 50% dos casos de perda de visão no país, especialmente em pessoas acima dos 60 anos.

Segundo um estudo da revista científica The Lancet, entre 2019 e 2020, jovens com miopia tiveram progressão média de 40%. O uso excessivo de telas é um dos aceleradores da miopia, mas não é o único: uma a cada 5 pessoas na faixa dos 18 aos 24 anos nunca foi ao oftalmologista.


Pré-adolescentes, adolescentes e adultos devem fazer avaliações anuais para prevenir doenças assintomáticas, como o glaucoma, a alteração do nervo óptico e a elevação da pressão intraocular. Este check-up dos olhos é importante para manter a qualidade da visão.
Cuidados para manter uma boa saúde ocular


- Evitar coçar ou esfregar os olhos;
- Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos;
- Não compartilhar maquiagem;
- Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;
- Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos), para evitar as coceiras, irritações e até conjuntivite;
- Usar óculos ou lentes quando prescritos;
- Usar óculos escuros em locais com muita claridade;
- Piscar com frequência para lubrificar as córneas e prevenir a Síndrome da Visão de Computador.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), catarata e erros de refração não corrigidos representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual no Brasil. No entanto, 70% casos de cegueira poderiam ser evitados, caso houvesse acompanhamento médico.

No país, segundo os dados divulgados pelo CBO, 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista e 42% não fazem acompanhamento corretamente.
Uma das formas de evitar os problemas de visão é consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para testar a visão e identificar precocemente alterações estruturais ou funcionais que possam evoluir para a perda visual.
Fotos: Reprodução