Jardim naturalista da UnB recebe prêmio internacional pela preservação do Cerrado

bernadetealves.com
Euphorbia Hypercifolia, a Neve da Montanha, é destaque no Jardim de Sequeiro da UnB


O Jardim de Sequeiro, obra paisagística que embeleza o coração da Universidade de Brasília, com flores do Cerrado e de ciclo curto, recebe prêmio internacional.

bernadetealves.com
Tons do Cerrado cultivados no Jardim de Sequeiro da UnB, recebe prêmio internacional da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México

O projeto coordenado pelo professor Júlio Pastore, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, foi reconhecido por seu caráter inovador pela V Bienal Latino-americana de Arquitetura de Paisagem.

bernadetealves.com
Flor Neve da Montanha, é destaque no Jardim de Sequeiro da UnB


O reconhecimento internacional concedido na categoria, “Obra Construída – Corporativos, oficinas e instituiciones”, pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México, deu-se pelo potencial da iniciativa em promover soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais da América Latina.

bernadetealves.com
Professor Júlio Barea Pastore, coordenador do Jardim de Sequeiro da UnB e voluntários do projeto premiado internacionalmente


O Jardim de Sequeiro foi idealizado em 2020, em plena pandemia, a partir de parceria entre a Prefeitura da UnB e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), com o intuito de repaginar os canteiros do ICC com alternativa paisagística experimental cuja implantação e o manejo são de baixo custo.

bernadetealves.com
Jardim de Sequeiro da UnB recebe prêmio internacional da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México


O jardim usa as paisagens naturais das campinas cerratenses como inspiração de composição e destaca a importância da preservação do bioma que cobre cerca de 25% do território nacional.


Sem irrigação, aproveita as chuvas para crescer e florescer, secando com a chegada do inverno. É um jardim temporário, referenciado pela paisagem do Cerrado e suas estações, fazendo uso de plantas tradicionais de ciclo curto e espécies nativas do Cerrado.


O coordenador do projeto, Professor Júlio Barea Pastore, explica que a semeadura para o ciclo de floração é realizada por várias mãos, desde a coleta, beneficiamento de sementes até a plantação.“É um jardim temporário, que a gente planta por semeadura direta no começo das chuvas, e ele vai numa sucessão de florações até a seca”.

Professor Júlio Barea Pastore, coordenador do Jardim de Sequeiro, da UnB

No Jardim de Sequeiro o tempo rege as dinâmicas das plantas e flores. No inverno, tons de palha e marron colorem o espaço com novas características biológicas. Com 90 dias de semeado, o jardim fica pleno. Do azul e branco inicial, predominam tons quentes. Bege, verde claro e dourado dão destaque ao colorido das flores que atraem pessoas para explorar a pluralidade magnifica das flores do Cerrado.

bernadetealves.com
Tons do Cerrado cultivados no Jardim de Sequeiro da UnB


A composição com variadas flores como: Capim Brinco-de-Princesa; Zínias persas; Ornithogalum,conhecida como Estrela-de-Belém; Gaillardia; Euphorbia Hypercifolia, a Neve da Montanha; Centaurea Cyanus, flor de milho; Salvia Azul; Linho; Coreopsis, a margaridinha escura; Capim Membeca; valoriza a beleza e riqueza do cerrado e dá vida a paisagem interna da universidade.

Um aprendizado que merece ser compartilhado e aplaudido.

bernadetealves.com
Jardim naturalista da UnB recebe prêmio internacional da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México


O Instituto Central de Ciências (ICC) é um dos edifícios mais marcantes de Brasília e, desde a construção da universidade da capital do país, o ritmo dos pilares propostos pela equipe de Niemayer e Lelé já encantava. Hoje, 60 anos após a fundação da UnB, o Jardim de Sequeiro ajuda a compor as perspectivas tão famosas do vao central do ICC.

bernadetealves.com
Jardim de Sequeiro da UnB recebe prêmio internacional


Parabéns aos idealizadores do Jardim de Sequeiro e a todos que doam tempo e conhecimento para alegrar os olhos dos estudantes e professores da Universidade de Brasília.

bernadetealves.com
Estrela-de-belém é uma das flores do Jardim de Sequeiro da UnB preferida pelas abelhas
bernadetealves.com
Jardim naturalista da UnB recebe prêmio internacional da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México
bernadetealves.com
Margaridinha escura: o contraste do amarelo e bordô dão toque especial ao Jardim de Sequeiro da UnB


Detalhes da temporalidade e os tons da chuva e da seca do Cerrado, podem ser conferidos no Jardim de Sequeiro da UnB.

bernadetealves.com
Sálvia Azul: flor perene que embeleza o Jardim de Sequeiro da UnB
bernadetealves.com
Gaillardia é destaque no Jardim de Sequeiro da UnB
bernadetealves.com
Flor de Linho: leveza e delicadeza no Jardim de Sequeiro da UnB
bernadetealves.com
Flores do Jardim naturalista da UnB para arranjos florais
bernadetealves.com
Jardim de Sequeiro da UnB cultiva variadas flores do Cerrado

Fotos: Rodrigo Hanna, Flávia Frota e Maurício Mercadante