Jhonatan de Jesus promete ter ‘olhos ainda mais aguçados e vigilantes’ ao integrar o TCU

bernadetealves.com
Jhonatan de Jesus, ex-deputado federal, é o novo ministro do Tribunal de Contas da União

O ex-deputado federal Jhonatan de Jesus é o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele assumiu a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que foi presidente do Tribunal até o ano passado e se aposentou da vida pública.

A cerimônia foi presidida pelo ministro Bruno Dantas e contou com a participação dos ministros do TCU Benjamin ZymlerAugusto NardesAroldo Cedraz, Walton Alencar e Antonio Anastasia, e os ministros-substitutos Augusto ShermanMarcos Bemquerer e Weder de Oliveira.

bernadetealves.com
Ministro Fernando Haddad, Senador Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU e Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, durante posse de Jhonatan de Jesus no TCU

A solenidade contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do presidente do TSE ministro Alexandre de Moraes, os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do primeiro vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; dos  ministros da Previdência Social, Carlos Lupi; de Portos e Aeroportos, Márcio França; das Relaçdões Exteriores, Mauro Vieira; e da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o advogado-geral da União, Jorge Messias;do procurador-geral da República, Augusto Aras;  o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti; dos governadores de Roraima, Antonio Denarium; e do Maranhão, Carlos Brandão, dentre outras importantes autoridades.

bernadetealves.com
Ministro Walton Alencar, decano do TCU, durante saudação ao novo ministro Jhonatan de Jesus

O novo ministro foi saudado pelo decano da Corte, Walton Alencar, em nome do Plenário da Casa. “A inspirada escolha de Jhonatan de Jesus para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União reafirma o indeclinável vínculo e compromisso do Congresso Nacional com o interesse público e com os princípios fundamentais da Constituição Federal, sobretudo pela preocupação que houve de ressaltar os atributos da idoneidade moral e reputação ilibada do empossando, exigência constitucional para o exercício do cargo”.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do ex-deputado federal Jhonatan de Jesus como ministro do TCU

Para o ministro Alencar, “o TCU ganha muito com a chegada do ministro Jhonatan de Jesus, ao ter um integrante vindo da Região Norte, que fortalece o pacto federativo e compreende o relevo das atribuições republicanas do magistrado de Contas no exercício do controle externo, sempre pautado pela atuação técnica, imparcial, com os relevantes subsídios apresentados pelas competentes Secretarias de Controle Externo”.

bernadetealves.com
Cristina Machado, procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, durante posse de Jhonatan de Jesus como ministra do Tribunal

Cristina Machado, procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), afirmou que o ingresso de um novo integrante simboliza a renovação da Corte.  “Sua formação acadêmica, sua trajetória profissional e sua atuação política, marcada pelo cuidado com a coisa pública, pela busca incessante da conciliação, pelo equilíbrio da conduta e pelo dinamismo ínsito à juventude, permitem antever uma atuação destacada como magistrado de Contas, o que enriquecerá os debates travados em nossos Colegiados e aprimorará nossas deliberações”.

bernadetealves.com
Deputado Federal por Roraima, Jhonatan de Jesus , toma posse como ministro da Corte de Contas

A procuradora reforçou que a missão do TCU, declarada em seus documentos estratégicos, é aprimorar a administração pública em benefício da sociedade. “Assim, nosso desígnio primordial é assegurar que os recursos provenientes do suor e do sacrifício do cidadão-contribuinte sejam aplicados com economia, com eficiência e com eficácia”.

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas, Deputado Arthur Lira, ministro Alexandre de Moraes e beto Simonetti, durante solenidade no TCU

O novo integrante do TCU foi indicado pela Câmara dos Deputados e ao assumir como ministro fez um compromisso com a sociedade. “Ao me tornar membro desta Casa centenária, o faço com sentimento inarredável e o compromisso com o povo brasileiro de ter olhos ainda mais aguçados e vigilantes, e de tomar decisões mais firmes na garantia do bom uso dos recursos públicos no nosso País”.

bernadetealves.com
Jhonatan de Jesus, novo ministro do Tribunal de Contas da União cumprimenta o ministro da Fazenda Fernando Haddad

O ministro relembrou a trajetória humilde da família, no estado de Roraima, e a atuação como parlamentar na defesa da população daquela região. Na Corte de Contas, o ministro afirmou que suas decisões serão pautadas na ética, na transparência, no respeito à legislação e na isonomia.

“Ao me tornar membro desta Casa centenária, o faço com o sentimento do inarredável compromisso com o povo brasileiro de ter olhos ainda mais aguçados e vigilantes, de ter decisões ainda mais firmes na garantia do bom e regular uso dos recursos públicos e, também, de ofertar todo o meu esforço para assegurar aos cidadãos uma vida mais digna, segundo a prevalência do bem comum e do constante desenvolvimento nacional”, disse Jhonatan.

bernadetealves.com
Jhonatan de Jesus promete ter ‘olhos ainda mais aguçados e vigilantes’ ao tomar posse como ministro no Tribunal de Contas da União

Jhonatan de Jesus ressaltou que um de seus objetivos no Tribunal é fazer uma conexão mais efetiva e produtiva com o Congresso Nacional.

Durante sua trajetória parlamentar pelo estado de  Roraima desde 2011, Jhonatan de Jesus foi presidente da Comissão de Minas e Energia e membro titular da Comissão de Seguridade e Família. Ele ressaltou que um de seus objetivos no Tribunal é fazer uma conexão mais efetiva e produtiva com o Congresso Nacional e que seu gabinete estará aberto a todos.

bernadetealves.com
Jhonatan de Jesus promete decisões pautadas na ética e transparência durante posse como ministro do TCU

Prometeu ser instrumento de auxílio ao bom gestor. “Venho de muito longe e conheço a realidade dos nossos gestores, que, em muitas oportunidades, não erram por dolo ou má-fé, mas por desconhecimento dos processos e procedimentos inerentes à prestação de suas contas”.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do ministro Jhonatan de Jesus no Tribunal de Contas da União

Ao zelar pela correta utilização do dinheiro público sob os princípios da legalidade, legitimidade e da economicidade, esta egrégia Corte nos aquieta a alma – seja cidadão, seja administrador, seja agente público – ao fiscalizar, com a notável competência que a tornou paradigma na administração, o destino dos recursos, tão necessários à promoção do bem-estar social“, declarou o ministro.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do ministro Jhonatan de Jesus no Tribunal de Contas da União

Formado em medicina pela Universidade Católica de Brasília, Jhonatan de Jesus faz mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). 

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União

O presidente do TCU, Bruno Dantas, falou sobre a importância da pluralidade na composição do Colegiado da Corte de Contas. “O que torna o TCU uma das mais importantes instituições democráticas do país é esta composição plural, com um misto de técnicos e pessoas oriundas de mandatos eletivos que decidiram renunciar a política partidária para servir à nação com uma outra perspectiva, por meio da magistratura de contas”.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do ministro Jhonatan de Jesus no Tribunal de Contas de União

“A cada vez que o Parlamento nos brinda com a indicação de um nome que, além da sua dedicação à vida pública, também tem uma trajetória com notória inteligência e probidade, esta Casa se renova e se aproxima da sociedade ainda mais”, disse o ministro Bruno Dantas, no encerramento da solenidade que aconteceu no dia 15.

bernadetealves.com
Ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, promete decisões pautadas na ética e transparência

O TCU é um órgão colegiado e as decisões são tomadas pelo Plenário ou por uma das duas Câmaras. É formado por nove ministros e a eleição para compor o Tribunal segue a legislação vigente no Artigo 73 da Constituição Federal.

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU com o novo ministro do Tribunal Jhonatan de Jesus
bernadetealves.com
Ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União, com a esposa Thallys

A lei determina que os nomes sejam indicados pelo presidente da República (três indicações, sendo duas entre ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU), pelo Senado Federal (três indicações diretas) e pela Câmara dos Deputados (três indicações diretas).

bernadetealves.com
Ministro Jhonatan de Jesus com Lourdes Domênico e o filho desembargador eleitoral Jackson Di Domênico
bernadetealves.com
Fernando Haddad, Bruno Dantas e Alexandre de Moraes, na posse do ministro Jhonatan de Jesus no TCU
bernadetealves.com
Ministro do TCU Jhonatan de Jesus com o presidente da Anamatra Juiz Luiz Antonio Colussi e o Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos Juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso
bernadetealves.com
Jhonatan de Jesus, ministro do TCU com a amiga Ângela Lira, esposa do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira

Fotos: TCU