IHG-DF recebe Comenda Centenária da Pedra Fundamental pelo 59º aniversário de fundação

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – IHG-DF, guardião da história e cultura de Brasília e ferramenta para o processo de construção do conhecimento, recebeu a Comenda da Pedra Fundamental pelo 59º aniversário de fundação. A honraria foi entregue pela Academia da Cultura Cerratense, Eco Museu Pedra Fundamental e Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano.

O presidente Paulo Castelo Branco, recebeu a honraria em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, das mãos do secretário de Cultura do DF, jornalista Bartolomeu Rodrigues e do historiador Robson Eleutério, do Ecomuseu da Pedra Fundamental.

Na ocasião também foram homenageados a Secretária-Executiva do IHG-DF, Agnês de Lima Leite e o Curso Distrito Federal: Seu Povo, Sua História, que funciona na sede do Instituto desde junho de 1994.

O Histórico e Geográfico do Distrito Federal, localizado na 703/903 Sul, na Asa Sul, foi fundado e inaugurado pelo ministro Saulo Diniz em 3 de junho de 1964. O IHG-DF é uma entidade promotora de cultura e ativadora da pesquisa especializada em História e Geografia do DF.


O IHG reúne um acervo que testemunha os primórdios e a evolução da Capital Federal, a obra e vida de Juscelino Kubitschek, em exposição permanente, cultua a memória dos grandes vultos da História de Brasília e do Brasil, e promove ciclos de estudos e pesquisas, seminários e eventos culturais. O Instituto também presta assistência de natureza didática e pedagógica ao educando.

O espaço é mais que um guardião da história e da cultura, é uma escola que forma novas gerações.
Com o objetivo de diminuir a carência de conhecimento sobre a história e geografia local, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal fez um acordo com a Secretaria de Educação em 1994. A parceria resultou na criação do programa educacional Distrito Federal: Seu Povo, Sua História.

O IHG-DF disponibiliza seu espaço, instrumentos, equipamentos e acervo histórico-museológico e bibliográfico. Em contrapartida, a pasta libera professores das áreas de história, geografia e pedagogia com perfil para educação patrimonial em museu. As aulas assistidas pelos estudantes são ministradas em um auditório com as poltronas originais do Cine Bruni que funcionava no Setor Bancário Norte.
O espaço guarda uma impressionante riqueza histórica. Além do atlas apontando a região onde seria construída Brasília, há um baú usado pela comissão Cruls – que visitou a região para estudar o melhor ponto de instalação da nova capital, o Jeep Willys 1952 branco que transportava os construtores pelas obras da cidade, a cadeira onde Juscelino Kubitschek se sentou para assistir a primeira missa, ainda em 1957, além dos enormes projetores de extinto Cine Bruni.

A guardiã de todo este patrimônio é a pernambucana, Agnês de Lima Leite, que trabalha no IHG há 29 anos. Culta, atenciosa e dedicada é o cartão de visita do espaço projetado por Milton Ramos, com colunas que lembram uma espaçonave – ou uma aranha, ou uma Catedral invertida.

Agnês chegou em Brasília em 1988 para trabalhar no Memorial JK e se destacou na organização dos eventos culturais e como secretária pessoal do presidente Coronel Affonso Heliodoro dos Santos. Do Memorial JK levou para o IHG-DF sua admiração pelo presidente que construiu Brasília e a lealdade e respeito com o patrimônio cultural e histórico da capital do país.

Por toda a dedicação e trabalho exemplar como Secretária-Executiva, de 1996 até o presente momento, merece todas as homenagens e aplausos.

Graduada em Licenciatura em História pelo UniCeub (2008), Agnês de Lima Leite, apresentou Monografia sobre o tema: O Brasil na luta pela integração e combate ao subdesenvolvimento da América Latina no contexto da Guerra Fria: a OPA. Depois se especializou em áreas pertinentes a sua atividade como Conservação Preventiva de Bibliotecas e Arquivos – On Paper Conservação e Restauração; Engenharia de Marketing Cultural; Introdução à Educação e à Divulgação Científica; e produção de eventos.
Curso Distrito Federal: Seu Povo, Sua História

Criado em junho de 1994 pelas professoras Cleusa Neves da Silva Lopes e Darcy Dornelas de Farias com o objetivo de contribuir para amenizar a carência existente do conhecimento da História e Geografia local, e até o presente momento já concluíram 665 professores/servidores.
É realizado anualmente em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, espaço que dispõe de rico acervo museológico e bibliográfico dedicados à compreensão da História e Geografia de Brasília e do Distrito Federal.

O curso oferece aos profissionais da educação a oportunidade de refletir coletivamente sobre temáticas que são fundamentais para o exercício da prática docente, com foco na educação patrimonial e socioambiental. Essas reflexões contribuem para a formação crítico-cidadã dos estudantes e maior compreensão quanto ao esforço que foi necessário para tornar possível a produção do espaço onde, hoje, nós vivemos, enquanto território a ser apropriado por todos.

A construção de Brasília pode ser considerada o ápice da consolidação do Brasil como país continental e, conforme propõe o Currículo em Movimento, tanto os profissionais da educação, quanto os próprios estudantes, têm que avaliar como este processo veio a se constituir, quais foram os agentes envolvidos e as marcas que eles deixaram tanto na paisagem física, como no imaginário social.

Enquanto polo migratório, o Distrito Federal continua a atrair trabalhadores de todas as regiões do país. Existem docentes que atuam nas escolas da rede pública de ensino e que não se formaram nas instituições superiores locais. E, mesmo aqueles que aqui nasceram e estudaram, sentem a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica histórica e geográfica particulares à construção da nova capital. Nesse sentido, as ações de formação continuada propostas pelo curso, em consonância com os valores do IHG-DF e subsidiados pela EAPE, mostram-se importantes e oportunas.


O curso se baseia nas Diretrizes de Formação Continuada da SEE-DF (DISTRITO FEDERAL, 2018) e pela Resolução CNE nº 1/2012 (BRASIL, 2012), que determina, em seu art. 3º, os princípios norteadores de dignidade humana. Além das aulas expositivas, o curso conta também com as saídas de campo.


Professores formadores desde 1994
- Cleusa Neves da Silva Lopes
- Darcy Dornelas de Faria
- Luiz Osvaldo Pamplona Conceição
- José Ribamar Oliveira Madeira
- Antônio Edvar de Araújo Lima
- Manoel Martins Pereira
- Denise Coelho Silva Rabello
- Telma de Fátima Ferrão de Lima
- Flávia Maria Wilke Cotrim
- Alcidéa Vieira Coelho
- Ivana Caldeira de Oliveira
- Luiz Gustavo Leonel dos Reis
- Milton Carlos Facchinetti Leone Neto
- Denise Mota Pereira da Silva





Parabéns ao valoroso Instituto Histórico e Geográfico do DF, seus gestores e professores do Curso Distrito Federal: Seu Povo Sua História.







Fotos: Tuca, Bernadete Alves e Reprodução das Redes Sociais