Papa Francisco recebe de forma fraterna o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

bernadetealves.com
Primeira-dama Janja Lula da Silva, presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco

O Papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva, de forma afetuosa, nesta quarta-feira, 21 de junho. O Pontífice estava bem alegre em receber pela terceira vez, o presidente do Brasil.

A reunião abordou temas como guerra na Ucrânia, mediação da paz e preocupações com governos autoritários. “Houve uma troca positiva de pontos de vista sobre a situação sociopolítica da Região e foram abordados alguns temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente”, informou um boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Durante os encontros cordiais, manifestou-se o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando-se a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum”, disse o Vaticano.

Em publicação nas redes sociais, o presidente Lula agradeceu ao pontífice pelo acolhimento, pela audiência e pela “boa conversa sobre a paz no mundo”.

A primeira-dama, Janja Lula Silva, também compartilhou em suas redes sociais a emoção de estar com o líder maior da Igreja Católica.

“Recebendo as bençãos do Papa Francisco e entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que anualmente atrai peregrinos de todo o Brasil para uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré. Aproveitamos o encontro para convidar o Papa a participar das festividades deste ano, que acontece em outubro, em Belém“, escreveu Janja.

“Impossível segurar a emoção ao entregar a imagem e contar um pouco do que representa o Círio de Nazaré, em Belém. Nazinha, como é chamada carinhosamente Nossa Senhora de Nazaré, reúne milhões de católicos todos os anos em torno de si”, completou a primeira-dama.

Na agenda do presidente, após o encontro com o papa, há uma audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano.

A visita ao Papa Francisco faz parte da agenda que Lula cumpre na Europa, primeiro na Itália e depois na França.

bernadetealves.com
Papa Francisco e presidente Lula dão um abraço fraterno pela paz

Antes de ir ao Vaticano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, com honras militares e teve audiências com o ex-primeiro-ministro da Itália, Massimo D’Alema, e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.

Com Matarella, o presidente tratou do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, sobre a aproximação entre as universidades e a ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países. Esse foi o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado, que estavam acompanhados da primeira-dama Janja e de Laura Mattarella, filha do presidente da Itália, que é viúvo desde 2012.

bernadetealves.com
Presidente da Itália Sergio Mattarella recebe presidente Lula com honras militares no Palácio do Quirinale

“Senhor presidente, a sua presença em Roma é uma honra para a República Italiana”, disse Mattarella. “Expresso grande apreço por sua defesa da democracia contra o assalto ao Parlamento para tentar subverter os resultados eleitorais”, afirmou o chefe de Estado italiano, acrescentando que a presença de Lula é “a ocasião para reiterar mais uma vez a proximidade e a amizade que ligam Brasil e Itália”; “É uma alegria imensa estar de volta à Itália, sobretudo no verão”, respondeu Lula, segundo um vídeo divulgado pelo Palácio do Quirinale.

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Itália Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinale

Lula chegou a Roma na manhã de terça-feira, 20 de junho e o primeiro compromisso na capital italiana, foi com o sociólogo Domenico de Masi, referência internacional em estudos sobre a sociologia do trabalho. Autor do livro Ócio Criativo, de Masi tornou-se famoso pelo conceito segundo o qual o ócio é um fator que estimula a criatividade pessoal.

Amanhã (22), Lula embarca para Paris. Na capital francesa, ele participa da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Luiz Inácio também fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira (22). O evento será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também terá as presenças de líderes do Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

Fotos: Ricardo Stuckert