Arborização de Brasília contribui para minimizar efeitos da seca e baixa umidade do ar

O inverno requer muito cuidado uma vez que no Distrito Federal é uma estação atípica. Pela manhã a temperatura é baixa e durante o dia a umidade varia entre 16 e 20%, muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante esse período, todo cuidado é pouco com relação aos idosos, crianças e animais de estimação, para atravessar o período de seca. Um planejamento urbano responsável precisa ter como prioridade a qualidade de vida da população.

Para amenizar os efeitos da seca e da baixa umidade relativa do ar, foi construído o Lago Paranoá e a Novacap iniciou um trabalho de arborização que dura até hoje. As milhares de árvores espalhadas pela capital são extremamente importantes para equilibrar o aumento da temperatura e ajudar na melhor qualidade de vida.

Estudos mostram que a arborização urbana traz inúmeros benefícios: ameniza as questões climáticas, melhora a umidade do ar, protege o solo contra erosões, diminui a poluição sonora, purifica o ar, absorve a poluição da atmosfera, entre outros inúmeros benefícios.

As árvores, portanto, desempenham um papel fundamental durante períodos de seca e de inverno com baixa umidade do ar. Além disso, as árvores são importantes para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico.

Se não fosse a arborização de Brasília, a temperatura, que varia entre 24 a 26 graus, poderia chegar a 35 graus ou mais. Esse equilíbrio de temperatura é feito pelas árvores através da “troca de calor”, que ocorre por meio da evapotranspiração das plantas (perda de água do solo por evaporação e perda de água da planta por transpiração). Durante esse processo, as árvores liberam vapor de água na atmosfera, ajudando a refrescar o ambiente.

A Novacap é responsável pelo plantio e manutenção de 165 milhões de m² de área verde, incluindo área gramada e área de vegetação espontânea. A manutenção é feita diariamente, durante todo o ano – inclusive durante a seca, período em que é feito o combate de pragas e a irrigação dos canteiros.

Além da estética, a vegetação atrai aves, purifica o ar e propicia sombra. Por isso o Distrito Federal tem milhões de árvores plantadas. Uma riqueza distribuída em mais de 150 espécies que florescem durante todo o ano transformando Brasília num arco-íris de cores. Ao longo do inverno, mais de 30 espécies florescem, entre elas os famosos os ipês, árvore símbolo de Brasília.

A redução do número de árvores e de áreas verdes, que muitas vezes dão lugar aos prédios, ruas e avenidas, comprometem a manutenção do microclima e da fauna, além da capacidade natural de redução de materiais tóxicos no ambiente e da paisagem cada vez mais cinza. O resultado é uma pior qualidade de vida dos habitantes.

Para continuarmos usufruindo desta beleza e qualidade de vida é preciso cuidar, proteger e plantar. As árvores ocupam papel essencial e muito importante, um deles é ambiental, pois são organismos eficazes para o equilíbrio do ecossistema.



Fotos: Reprodução