121 anos de JK: o fundador de Brasília e os 42 anos do Memorial

Brasília celebra nesta terça-feira, 12 de setembro, o aniversário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília que dedicou sua vida aos avanços inestimáveis ao Brasil. Sua visão e esforços moldaram um Brasil moderno e promissor.
“Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhecer”, JK.
Relembrar sua história é celebrar um legado de progresso, inovação e paixão pela nação brasileira. Seu ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 pontos, conhecido como Plano de metas. A promoção da indústria automobilística, com a vinda de fábricas de automóveis estrangeiras para o Brasil, foi de grande importância para colocar o Brasil no cenário mundial.

Sua preocupação com o meio ambiente e a biodiversidade foi concretizada em 1961 com o Parque Nacional de Brasília e o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, com a proteção de 283 mil hectares de cerrado nativo. Um legado verde que inspira.
O Memorial, que guarda o legado de JK, o maior político brasileiro, celebra nesta data 42 anos. Não por acaso, este também é o Dia do Pioneiro.

O Memorial JK é um museu, mausoléu e centro cultural brasileiro construído em 1981 para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira. O monumento em homenagem ao estadista que ousou erguer Brasília no meio do nada, guarda a história por trás da empreitada da capital.
O Memorial JK zela a história por trás da epopeia de Brasília com um acervo de relíquias. Em 5.784 metros quadrados de área construída, o monumento reúne acervo pessoal e político do ex-presidente, fotos que contam detalhes de sua vida e obra, a sala de metas para seu governo, maquetes, vestes, imagens da construção e inauguração da capital e, ainda, uma reconstrução da biblioteca pessoal.

E mais: é a morada definitiva de Juscelino Kubitschek. O túmulo onde JK descansa está no centro de um ambiente com paredes esculpidas por Athos Bulcão e um vitral feito por Marianne Peretti. O espaço recebe luz natural que varia de tom de acordo com a posição do Sol.

Os espelhos d’água, as rampas de acesso, e o verde do gramado e dos jardins emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco contrastando com o céu da capital. No jardim, uma escultura de Dona Sarah abraçada ao presidente convida o visitante a conhecer um pouco da história do Brasil. Um pequeno monumento de granito negro reproduz uma das frases do ex-presidente. Às vésperas do aniversário, o local passou por manutenção externa que deixou a fachada com cara de nova.
O Memorial JK está localizado no canteiro central do Eixo Monumental, em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa, na Praça do Cruzeiro, a região mais alta do Plano Piloto.
Fotos: Reprodução