Médico pioneiro dos transplantes em Brasília morre em acidente de avião no Amazonas

É com pesar que registro o falecimento do renomado médico Roland Montenegro Costa, 70 anos, referência em Brasília no tratamento de pacientes com tumores no fígado e pâncreas Ele estava no avião que caiu em Barcelos, no Amazonas, na tarde de 16 de setembro. Além dele, outras 13 pessoas também morreram. Eles faziam parte de um grupo de pescadores esportivos.
Ao todo eram 12 passageiros entre turistas brasileiros e norte-americanos, o piloto e o copiloto da aeronave. que pertencia a empresa Manaus Aerotáxi. Uma aeronave da FAB irá a Barcelos para investigar as circunstâncias que causaram a queda.

O cirurgião Roland Montenegro Costa, era muito habilidoso e dedicado, tinha uma capacidade única e inovadora e deixa um legado de amor à vida e milhares de pessoas salvas. Como professor de ensino em cirurgia geral, dividiu conhecimentos para que novos médicos pudessem exercer com competência, dedicação e amor a missão de salvar vidas.
Dr. Roland era cirurgião do aparelho digestivo, pioneiro dos transplantes em Brasília, inovou com técnicas para tratar pacientes com tumores no fígado e pâncreas e se tornou referência entre os médicos da capital.
As habilidades de Roland renderam à medicina uma nova técnica para cirurgia no pâncreas, que levou o sobrenome dele. A técnica de Montenegro para anastomose pancreato gástrica foi descrita em 2005 e apresentada no Congresso Europeu da Sociedade Internacional de Cirurgia Hepato-Pancreatobiliar, em Heidelberg, na Alemanha.

Em setembro de 2005, Dr. Roland impressionou a comunidade médica ao retirar um facão de 25cm de comprimento do pescoço de um pedreiro. A lâmina estava próxima à aorta mas o médico conseguiu salvar a vida do paciente, em cirurgia que durou duas horas.
Roland Montenegro foi um dos primeiros cirurgiões do Brasil a ir buscar especialização em transplantes fora do país. Ele se aperfeiçoou na profissão em temporadas na Alemanha e nos Estados Unidos. Em 1987, ele foi estagiário em Cirurgia Geral no Hospital Klinikum Steglitz, da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha e, anos mais tarde, entre 1991 e 1993, fez fellow em transplante de órgãos abdominais pela Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Depois que se aposentou do Hospital de Base, atuava em consultório particular e operava em diversos hospitais da cidade. Além de ser referência na medicina era um ser humano extraordinário. Minha solidariedade aos familiares, colegas e amigos.
O médico nasceu em Viana (MA) e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele fez residência médica em cirurgia geral no HBDF, de 1979 a 1981. E aqui fez história.
A partida inesperada do Dr. Roland Montenegro Costa deixa a saúde pública de luto. Ele cumpriu sua missão terrena com dignidade. Vai fazer muita falta. Que a Luz Divina lhe guie na nova jornada e obrigada por tudo.
Fotos: Reprodução