Reginaldo de Castro, 1º presidente da OAB oriundo da seccional do DF, morre aos 81 anos

bernadetealves.com
Reginaldo de Castro, 1º presidente da OAB oriundo da seccional do DF, morre aos 81 anos, vítima de câncer

É com pesar que registro o falecimento do advogado Reginaldo Oscar de Castro, o primeiro presidente da OAB oriundo da seccional do Distrito Federal, gestão que durou de 1998 até 2001. O jurista de 81 anos, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de um câncer.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deixa a esposa Fátima Freitas de Castro e as filhas Marcela, Janine, Juliana e Caroline. Que o nosso ex-presidente da OAB tenha luz eterna e que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

O membro honorário vitalício da Ordem nasceu em Anápolis, Goiás, em 1942, e vivia em Brasília desde os anos 1960. Formado em Direito em 1967 na Universidade de Brasília (UnB), fazia parte de uma das turmas pioneiras do curso de direito da instituição.

bernadetealves.com
Advogado Reginaldo de Castro com a esposa Fátima Freitas de Castro

O jurista é um nome conhecido e de credibilidade no meio jurídico da capital do país e do Brasil. Ao longo de sua carreira, foi defensor de melhores condições de trabalho para advogados e da segurança jurídica no país. Foi chefe dos serviços jurídicos de diversas estatais; membro do Instituto dos Advogados Brasileiros; do Conselho Seccional da OAB; Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB; e vice-presidente da União Internacional dos Advogados.

bernadetealves.com
Reginaldo de Castro, presidente da OAB Nacional com o arquiteto Oscar Niemeyer no canteiro de obras da futura sede

Reginaldo se destaca por ter concretizado a construção da sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Setor de Autarquias Sul. Em 1998, quando presidia a OAB, Reginaldo de Castro convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para desenhar o projeto da nova sede. Na ocasião, Niemeyer, aos 91 anos, aceitou a proposta e doou o projeto para a entidade. A obra começou em 1999 e foi oficialmente inaugurada em 12 de dezembro de 2000, situada ao lado do edifício que abrigou o Conselho desde 1990, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília. O prédio encanta pelo toque de modernidade e a leveza arquitetônica típicas de um dos maiores arquitetos da história.

Luto na OAB

bernadetealves.com
Reginaldo de Castro, membro vitalício da OAB Nacional, com o presidente Beto Simonetti, no Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, em março de 2023, em Florianópolis

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, decretou luto oficial de uma semana e lamentou a perda. “Pessoalmente, é um dia muito triste. O legado do presidente Reginaldo Oscar de Castro para a advocacia ainda será dimensionado de acordo com sua real grandeza pela história. Mas posso testemunhar que ele inspirou diversas gerações de colegas, inclusive a minha. Em especial, tive a oportunidade de conviver com ele desde a infância, por causa de sua amizade com meu pai, e pude tê-lo presente durante minha formação e crescimento profissional. Faremos de tudo para que sua luta pela efetivação da Constituição e da democracia tenha o lugar que merece ao lado das realizações dos que, assim como ele, foram os grandes líderes da advocacia de nosso tempo”, disse Simonetti.

O membro vitalício da OAB Nacional, Reginaldo de Castro, esteve com o presidente da OAB Beto Simonetti em março deste ano no Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB em Florianópolis, Santa Catarina.

bernadetealves.com
Reginaldo de Castro e Roberto Busato, membros vitalícios da OAB Nacional, ladeando Harrison Targino, presidente da OAB-PB

Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF prestou homenagem ao advogado, destacando a excelência de sua trajetória. “A contribuição notável de Reginaldo de Castro à advocacia e seu firme compromisso com a justiça deixarão um legado duradouro em nossas memórias. Ele sempre foi uma pessoa muito querida, uma pessoa que sempre esteve no convívio do OAB/DF. Reginaldo de Castro deixa uma marca indelével em nossa Casa”.

Reginaldo Oscar de Castro foi também advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

bernadetealves.com
Advogado Reginaldo de Castro com o empresário Celso Kaufmann

A gestão de Reginaldo foi marcada pelo apoio ao advogado em inicio de carreira. Ele era uma pessoa de convivência saudável, muito inteligente, de fino humor e um otimista inveterado.

O corpo de jurista será velado na segunda-feira, 6 de novembro, das 10h às 15hs na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Depois segue para o Crematório de Valparaíso de Goiás. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa Luz!

Fotos: Paulo Lima,  César Rebouças e Reprodução