Lu Alckmin, 2ª dama do país, inaugura seu projeto social “Padaria Artesanal”, em Brasília

Dona Lu Alckmin, 2ª dama do país, inaugurou nesta segunda-feira, 6 de novembro, com as bençãos do Arcebispo de Brasília, o seu projeto social “Padaria Artesanal”, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na L2 Sul.
A unidade Polo do projeto “Padaria Artesanal”, dará início aos trabalhos de qualificação profissional, com a formação de cerca de 100 agentes multiplicadores de conhecimentos de panificação, para o Distrito Federal e cidades do Entorno.

O projeto social que foi sucesso durante o governo Geraldo Alckmin em São Paulo, foi idealizado por Dona Lu para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social. O projeto capacita os multiplicadores por meio de técnicas simples, sem a exigência de estrutura profissional, abordando também temas como higiene, empreendedorismo e formalização.
A inauguração da primeira “Padaria Artesanal” de Brasília contou com a presença de Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, do Frei Rogério Soares, pároco que cedeu as instalações para a unidade piloto da iniciativa social, do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, do diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, do chef Brown, dentre outras presenças.

Lu Alckimin contou que o projeto teve início no ano 2000. “Eu estava visitando a periferia de São Paulo e ouvi de mulheres carentes que elas tinham fome e queriam comer pão. Em 2001, como voluntária do Fundo Social de São Paulo, eu criei a ação para ensinar a panificação. Nos 15 anos em que eu estive no projeto, nós implantamos 10 mil padarias artesanais, levamos 5 mil padarias para as escolas e foram qualificadas mais de 100 mil pessoas. Quando eu cheguei à Brasília, quis realizar o sonho de espalhar o projeto por todo o País e estamos trabalhando para isso“, disse emocionada.
Parabéns Dona Lu Alckmin pelo projeto que capacita multiplicadores, proporciona segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva conhecimento às comunidades.

A unidade na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, teve o espaço reformado e equipado para permitir a realização das aulas teóricas e práticas do projeto, parceria entre a Arquidiocese de Brasília, Senac, Senai, Sebrae e o empresariado da Capital.
A qualificação dos multiplicadores será ministrada pelo chef Brown, conhecido panificador formado nas primeiras edições do projeto Padaria Artesanal em Guarujá (SP). As aulas serão realizadas entre 6 e 20 de novembro e reunirão, a cada dia, cerca de 12 agentes multiplicadores de 30 instituições diferentes.

Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de multiplicadores do projeto, e cada unidade descentralizada receberá o kit da Padaria Artesanal, composto por itens fundamentais na produção das receitas do projeto, como forno, liquidificador, formas e uma mesa de aço inox.
“Quando inauguramos esse projeto, nós estamos resgatando a dignidade das pessoas, pois o trabalho dignifica o homem para que o seu sustento seja fruto de seu trabalho honesto. Nós estamos no centro do projeto, mas o projeto vai além da Igreja Católica, e deve ser assim mesmo. Para fazer o bem, é preciso que todos os atores da vida da sociedade estejam unidos para a construção do bem, para a luta pela dignidade humana”, disse o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou sobre a satisfação de fazer parte da parceria. “Este projeto se soma a outros que também possuem foco na qualificação de trabalhadores e no desenvolvimento social e econômico da nossa população”, afirmou.

Fotos: CNBB e Vice-presidência da República