Leão XIV ordena 32 sacerdotes na festa do Sagrado Coração de Jesus

Bernadete Alves
Leão XIV ordena novos padres e destaca importância de ‘construção de unidade e paz’

O Papa Leão XIV presidiu, na manhã desta sexta-feira, 27 de junho, a missa de ordenação de 32 sacerdotes provenientes de diferentes países. Do Brasil, foi ordenado o então diácono Lucas Soares dos Santos, da arquidiocese de Brasília. A celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e do Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal, foi realizada também no contexto do Jubileu dos Sacerdotes.

Na homilia, o Papa Leão XIV se dirigiu aos sacerdotes reforçando o vínculo com o Coração de Cristo, todo o mistério da encarnação, morte e ressurreição do Senhor. À luz das leituras, o Pontífice convidou a meditar sobre o modo para contribuir “para esta obra de salvação”. Primeiramente, recordou que o amor do Senhor é universal, sobretudo “num tempo de grandes e terríveis conflitos”, e “não há lugar para divisões e ódios de qualquer gênero”. Leão XIV exortou todos a colaborarem com o Senhor “colocando a Eucaristia no centro da nossa existência”; pela “frequente recepção do sacramento da penitência”; e, finalmente, “através da oração, da meditação da Palavra e do exercício da caridade”.

Bernadete Alves
Cerimônia de ordenação de 32 novos sacerdotes no Vaticano no dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Através do Evangelho de Lucas (Lc 15, 3-7), que “fala da alegria de Deus – e de todo o pastor que ama segundo o seu Coração – pelo regresso ao redil de uma só das suas ovelhas”, o Papa convidou a viver a caridade pastoral:

“É um convite a tornar-nos intimamente unidos a Jesus, semente de concórdia no meio dos irmãos, carregando sobre os nossos ombros quem se perdeu, perdoando quem errou, indo à procura de quem se afastou ou ficou excluído, cuidando de quem sofre no corpo e no espírito, numa grande troca de amor que, brotando do lado trespassado do Crucificado, envolve todos os homens e preenche o mundo.”

Bernadete Alves
Leão XIV ordena 32 sacerdotes na festa do Sagrado Coração de Jesus

Em seguida, Leão XIV refletiu sobre o ministério sacerdotal como um ministério de santificação e de unidade, inclusive com o bispo e no presbitério, como pediu o Concílio Vaticano II, “harmonizando as diferenças para ‘que ninguém se sinta estranho’”. E, recordando o seu grande desejo expresso na missa solene de início de pontificado, pediu esforços por uma “Igreja unida” com todos “reconciliados, unidos e transformados pelo amor que jorra copiosamente do Coração de Cristo” para levar a paz do Ressuscitado ao mundo. O Papa também compartilhou “algumas coisas simples”, mas consideradas importantes para o futuro dos sacerdotes:

Amai a Deus e aos vossos irmãos, sede generosos, fervorosos na celebração dos Sacramentos, na oração, especialmente na Adoração, e no ministério; sede próximos do vosso rebanho, doai o vosso tempo e as vossas energias por todos, sem vos poupardes, sem fazer distinções, como nos ensinam o lado trespassado do Crucificado e o exemplo dos santos.”

Bernadete Alves
Missa presidida por Leão XIV pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal

E, a esse propósito, Leão XIV finalizou a homilia exortando a imitar essas “figuras maravilhosas de santidade sacerdotal” que, a partir das comunidades das origens, transformaram-se em “mártires, apóstolos incansáveis, missionários e campeões da caridade”:

“Fazei desta riqueza um tesouro: interessai-vos pelas suas histórias, estudai as suas vidas e as suas obras, imitai as suas virtudes, deixai-vos inflamar pelo seu zelo, invocai a sua intercessão muitas vezes, com insistência! O nosso mundo frequentemente propõe modelos de sucesso e de prestígio duvidosos e inconsistentes. Não vos deixeis fascinar por eles! Em vez disso, olhai para o exemplo sólido e os frutos do apostolado, muitas vezes escondido e humilde, daqueles que na sua vida serviram ao Senhor e aos irmãos com fé e dedicação, e continuai a sua memória com a vossa fidelidade.”

Bernadete Alves
Papa Leão XIV ordena 32 sacerdotes na festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal

O papa Leão XIV exortando-os a se inspirarem nos muitos exemplos de santidade sacerdotal na história de dois mil anos da Igreja e a anunciar o amor de Deus ao mundo.

Milhares de padres estiveram na Basílica de São Pedro para a missa de hoje, o principal evento do Jubileu dos Sacerdotes, celebrado esta semana. O grupo veio de cerca de 20 países, como Brasil, Coreia do Sul, México,  Nigéria, Índia, Vietnã, Ucrânia, Uganda, Etiópia e Romênia, e a região da África Central. A maioria deles veio de fora da Europa ocidental.

Bernadete Alves
Padre Lucas Soares dos Santos, do DF, é ordenado por Leão XIV

Padre Lucas Soares dos Santos, natural de Planaltina (DF) e oriundo da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, tem 27 anos. Após a celebração, ele agradeceu pela união do povo de Deus da arquidiocese de Brasília “neste momento de profunda oração”. Ele revelou ter sido um momento muito emocionante ser ordenado pelo Papa Leão, “uma oportunidade de estar unido à Santa Igreja, na pessoa dele”.

“Peço orações para que eu possa ser um sacerdote segundo o coração de Jesus”, disse o padre Lucas.

Bernadete Alves
Papa Leão XIV ordena 32 sacerdotes na festa do Sagrado Coração de Jesus

Ao Vatican News, ele compartilhou que sentiu o chamado para o sacerdócio aos 15 anos quando, durante um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, percebeu que “Deus é realmente Deus”. “Senti o amor que ele tinha por mim, sua misericórdia, e pude olhar para certas lembranças de minha vida e ver como Deus já estava presente e me chamando”, contou o padre do Brasil.

Bernadete Alves
Papa Leão XIV ordena 32 padres no Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal

Em frente ao altar construído sobre o túmulo de são Pedro, os homens que estavam sendo ordenados jaziam prostrados no chão de mármore da basílica enquanto milhares de pessoas cantavam a ladainha dos santos.

A Basílica de São Pedro, a maior igreja do mundo, estava quase completamente ocupada por fileiras de padres ajoelhados, usando vestes brancas. O papa impôs as mãos sobre a cabeça de cada um dos jovens que ele pessoalmente ordenou ao sacerdócio.

Leão XIV falou sobre testemunhas sacerdotais na Igreja que por séculos “foram mártires, apóstolos incansáveis, missionários e campeões da caridade”, exortando os sacerdotes recém-ordenados a “fazer dessa riqueza um tesouro”.

Bernadete Alves
Papa ordena novos sacerdotes e alerta sobre modelo de sucesso duvido

“Interessai-vos pelas suas histórias, estudai as suas vidas e as suas obras”, disse o papa. “Imitai as suas virtudes, deixai-vos inflamar pelo seu zelo, invocai a sua intercessão muitas vezes, com insistência!

Leão XIV também falou contra a atração do sucesso superficial e mundano. “O nosso mundo frequentemente propõe modelos de sucesso e de prestígio duvidosos e inconsistentes”, disse ele. “Não vos deixeis fascinar por eles!”

“Em vez disso, olhai para o exemplo sólido e os frutos do apostolado, muitas vezes escondido e humilde”, disse também o papa. “Daqueles que na sua vida serviram ao Senhor e aos irmãos com fé e dedicação, e continuai a sua memória com a vossa fidelidade”.

As ordenações tiveram um significado especial para muitos dos jovens, alguns dos quais estavam pisando em Roma pela primeira vez.

“Recebi a notícia com lágrimas nos olhos, mas com alegria”, disse Jiergue Stanley, haitiano de 35 anos de idade que viajou a Roma pela primeira vez para ser ordenado.

“Para mim, é a prova de como Deus age na vida de cada um”, disse também Stanley. “Ele tem um plano perfeito. Basta confiar”.

“É algo maravilhoso ser ordenado pelo papa”, disse Gilbert Tika, de Gana, ao EWTN News Nightly, antes de sua ordenação. “Acho que é um presente especial que Deus está me dando e aos outros irmãos que também serão ordenados”.

“Ser padre para mim significa ser um sinal de esperança para as pessoas com quem convivo, com quem ministrarei”, disse também Tika.

“Praticar o hábito de olhar as coisas com os olhos de Jesus Cristo”, disse o padre haitiano. “E ajudar os outros a olhar o mundo com os olhos de Cristo e fazer com que as pessoas sintam que ainda são amadas por Deus”.

“Aceitei este dom com grande alegria após 13 anos de formação sacerdotal”, disse o padre Jorge Antonio Escobedo Rosales, de 27 anos de idade, também recém-ordenado.

Bernadete Alves
Leão XIV aos novos padres: “Não vos deixeis fascinar pelo sucesso superficial e mundano”

Leão XIV estava aparentemente emocionado ao cumprimentar cada um dos padres depois dos ritos de ordenação, abraçando cada um deles. “A nossa esperança baseia-se na certeza de que o Senhor não nos abandona, mas acompanha-nos sempre”, disse o papa. “Somos chamados, porém, a colaborar com Ele, primeiramente colocando a Eucaristia no centro da nossa existência, «fonte e centro de toda a vida cristã» (Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 11)”.

Ele citou um verso de uma homilia que santo Agostinho fez no aniversário de sua ordenação episcopal  “Para vocês eu sou um bispo, com vocês eu sou um cristão” — enfatizando o fruto alegre da comunhão que une os fiéis, padres e bispos no reconhecimento de que todos são salvos pela mesma misericórdia de Deus.

Hoje, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que se concentra no amor de Cristo derramado pela humanidade, o papa reafirmou seu compromisso com a unidade eclesial e a paz. “O ministério sacerdotal é um ministério de santificação e de reconciliação para a unidade do Corpo de Cristo (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 7)”, disse Leão XIV.

“Na missa solene do início do meu pontificado, expressei diante do Povo de Deus um grande desejo: «Uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado» (Homilia, 18 de maio de 2025)”, disse o papa. “Volto, hoje, a partilhá-lo com todos vós”.

Fotos: Vatican Media