Chapa “Independência na Ordem” é eleita para o triênio 2019/2021

Délio Lins e Silva Júnior foi eleito, na quinta-feira, 29 de novembro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal. A chapa “Independência na Ordem” recebeu 9.805 dos votos válidos. A diretoria que comandará a entidade no triênio 2019/2021 é formada também pela vice-presidente Cristiane Damasceno, pelo diretor-tesoureiro Paulo Maurício Braz Siqueira, pelo secretário-geral Marcio de Souza Oliveira e pela secretária-geral adjunta Andrea Saboia Fonseca. Para o Conselho Federal os eleitos são: Francisco Caputo, Rodrigo Badaró, Daniela Teixeira, Vilson Vedana, Ticiano Figueiredo e Raquel Cândido.
A disputa foi apertada e chapa vencedora teve apenas 248 votos a mais que a segunda colocada “Quem Sabe Faz A Ordem”, do candidato Jacques Veloso, com 9.557 votos válidos, seguido pela candidata Renata do Amaral Gonçalves da chapa “Ordem Democrática, que recebeu 1.912 votos válidos. Em quarto lugar ficou a chapa “Somos Todos OAB”, de Max Telesca, com 1.597 dos votos válidos. Houve 475 votos brancos e 497 nulos. No total, compareceram às urnas 23.843 advogados. A votação ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nas subseções e em alguns locais de forma descentralizada.

Após o resultado, Délio afirmou que a “OAB-DF voltará a ser protagonista”. “Nós nos calamos por muito tempo. Em 2019, teremos uma gestão comprometida com a sociedade e suas causas e que não terá medo de questionar as ações do governo”, disse. Além de promover melhorias para que a classe volte a ter destaque na sociedade, o presidente eleito promete desvincular a entidade de interesses político-partidários. Délio Lins também ressaltou que todas as promessas de campanha serão cumpridas.
Esta não é a primeira vez que o advogado criminalista disputa a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional DF. Nas eleições de 2015 Délio concorreu com dois colegas. Juliano Costa Couto foi eleito presidente da OAB/DF,com 8.397 votos. Em segundo lugar, ficou Délio Lins e Silva Júnior, com 5.301 votos e em terceiro Paulo Roque com 3.572. votos.
Advogado criminalista, Délio Lins e Silva Júnior, foi conselheiro da OAB/DF de 2010 a 2012. Graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2000, ele fez mestrado em ciências jurídico-criminais e pós-graduação em direito penal econômico na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Já lançou livros na área de atuação e, atualmente, trabalha como professor universitário. Délio foi fundador e primeiro presidente do Instituto de Garantias Penais (IGP).