Fiéis lotam igrejas no RJ e RS para celebrar São Jorge

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves

O Dia do Santo Guerreiro está sendo comemorado de forma intensa pelos fiéis por este Brasil afora. A imprensa registrou multidões nas portas das igrejas antes da Alvorada. A fé por São Jorge é tanta que a Igreja Católica preparou uma programação para todo o dia.

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves
Igreja de São Jorge, em Quintino, no Rio de Janeiro

São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. Conhecido como “santo guerreiro”, é um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.

A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves
Fiéis lotam a igreja de São Jorge, em Quintino, na zona zorte do Rio de Janeiro em comemoração ao dia do Santo.

O Dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril em homenagem à data do falecimento do santo: 23 de abril de 303 d.C. Em alguns países, o Dia de São Jorge ainda é celebrado em 6 de maio ou 23 de novembro.

No Rio de Janeiro a igreja de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, desde o início da madrugada desta terça-feira  a movimentação é intensa.  Ao longo do dia estão previstas alvoradas, missas, procissões, feijoadas e shows nas celebrações do santo guerreiro em toda a cidade.

As escolas de samba Estácio de Sá, Unidos de Padre Miguel e Salgueiro também festejam o Santo Guerreiro nas suas comunidades.

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves
Paróquia de São Jorge, em Porto Alegre, RS

Em Porto Alegre milhares de devotos participaram da primeira missa na Paróquia de São Jorge, para homenagear o santo guerreiro com missa de duas em duas horas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O momento mais esperado pelos fiéis é a grande procissão luminosa pelas ruas e avenidas do bairro Partenon, que ocorre às 20h na Capital gaúcha. As pessoas são convidadas a levarem suas velas.

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves
Festejos de São Jorge em Belém do Pará

Na Arquidiocese de Belém, a paróquia dedicada ao Santo, localizada na Avenida Dalva, na Marambaia, promove a festividade com tema “Com São Jorge, viver a missão sob os cuidados de ‘Maria, Mãe da Igreja’”.

A festividade em honra a São Jorge segue até domingo (28), sempre com Santa Missa, às 19h, seguida de programação cultural.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oração a São Jorge

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.

São Jorge Santo Guerreiro - Bernadete Alves
Fiéis celebram o Santo Guerreiro, em Quintino, Rio de Janeiro