Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno e apoio a mãe

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves

Amamentar, além de ser um ato de amor, contribui para o desenvolvimento saudável do bebê e promove o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além do mais o ato de amamentar ajuda a liberar hormônios que ajudam o útero a voltar ao tamanho normal, diminui o risco de anemia, de câncer de mama e de ovário e ainda ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rapidamente, segundo estudos divulgados pela Organização Mundial de Saúde.

Inclusive a OMS e o Ministério da Saúde  promovem, constantemente, a importância do leite da mãe, que deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida, e dos diversos benefícios aos pequenos e suas mamães. A amamentação é a base da vida do bebê e os benefícios são para a vida toda.

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves
Mayara Noronha, primeira-dama do Distrito Federal

Uma das lideranças na promoção deste ato de amor que salva vidas é a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha.  Ela tem se empenhado na promoção das políticas públicas em prol do aleitamento materno, no apoio à mulher trabalhadora que amamenta e no incentivo a doação de leite materno. “A amamentação é um tema muito importante e necessário para as nossas crianças e mães do Distrito Federal”, diz a primeira-dama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Amamentar é a maneira mais prática e eficiente de alimentar o filho e de proporcionar a imunidade que o recém-nascido precisa. Mas nem sempre é fácil ou intuitivo, gera dúvidas para muitas mães. Por isso, é necessário preparação e informação. Mayara Noronha tem feito isso. Amanhã, dia 1º de agosto, às 14h ela fala sobre a importância da amamentação para o bebê e benefícios para a mãe, nos canais do GDF no Facebook, Twitter e Instagram.

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves
Mayara Noronha em reunião com Osnei Okumoto e João Aprigio sobre aleitamento materno e apoio a mãe trabalhadora

Ontem a primeira-dama recebeu em seu gabinete no Palácio do Buriti, o coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano da Fiocruz, João Aprígio e o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.  Também participaram da reunião colaboradores do gabinete da primeira-dama e servidores da Secretaria de Saúde do DF.

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves
João Aprígio, coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano da Fiocruz

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, foi convidada para a abertura do I Workshop Brics em Banco de Leite Humano (I Brics Workshop on Human Milk Bank, no título em inglês), evento internacional a ser realizado entre 28 e 30 de agosto em Brasília, na sede da Fiocruz em Brasília. O workshop  será promovido pelo Grupo Econômico Brics, que reúne representantes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – as chamadas potências emergentes.

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves
Osnei Okumoto, secretário de Saúde, do DF, na reunião com a primeira-dama Mayara

A intenção é fortalecer os canais de comunicação entre as instituições do grupo responsáveis pelas ações de aleitamento e de banco de leite humano, além de aprimorar o debate sobre políticas nacionais relacionadas ao alimento. Em maio de 2020, Mayara Noronha será a anfitriã de uma reunião de primeiras-damas em favor do aleitamento materno.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são uma das principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil. Atualmente, o Brasil conta com 221 bancos de leite e 188 postos de coleta, além da coleta domiciliar. Todos os estados brasileiros possuem, pelo menos, um BLH. Desde 2011, mais de oito milhões de mulheres receberam algum tipo de assistência dentro da rede de bancos de leite humano.

Mayara Noronha promove políticas públicas sobre aleitamento materno - Bernadete Alves
Mayara Noronha, primeira-dama do DF, em reunião no Palácio do Buriti

No Distrito Federal os bancos de leite e os postos de coleta de leite humano têm como missão a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Além do mais realiza a coleta,o processamento e a distribuição do leite humano. Os Bancos de Leite estão no HFA (forças armadas) – 3966.2250; HRAN (Asa Norte) – 3325.4207; HRAS (Asa Sul) – 3445.7597; HUB (Universitário de Brasília) – 2028.5391; HRPA (Paranoá) – 3369.9980; HRT (Taguatinga) – 3352.6900; HRC (Ceilândia) – 3372.9652; HRBZ (Brazlândia) – 3479.9643; BLH (Gama) – 3384.0337; BLH (Planaltina) – 3388.9794; BLH HRS (Sobradinho) – 3387.3993; BLH HRSM (Santa Maria) – 3392.6287; Posto de coleta SÃO SEBASTIÃO – 3339.1125 e Posto de coleta HRSAM (Samambaia) –3458.9811.

Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília.