GDF e Iges humanizam atendimento na saúde pública de Brasília

bernadetealves.com
Primeira-dama Mayara Noronha e o presidente do Iges-DF, Francisco Araújo dão inicio ao Projeto Humanizar

Em se tratando de saúde existem diversos cenários possíveis. Um deles é o conflito entre saúde e doença vivenciado não apenas pelos pacientes, mas também por toda a família. Nesse contexto, é essencial a prática de um atendimento humanizado para minimizar as situações de fragilidade diante aos impactos negativos.

Atendimento humanizado e de qualidade, focado nas reais necessidades da pessoa, pode contribuir no processo de cura e de recuperação. Segundo os médicos os pacientes respondem melhor aos procedimentos clínicos e se mantêm com a saúde mental fortalecida, fatores que são muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo.

bernadetealves.com
Primeira-dama Mayara Noronha, secretário de Saúde, Osnei Okumoto e Francisco Araújo, presidente do Iges-DF.

Oferecer qualidade no atendimento à população na rede pública de saúde, respeitando, acima de tudo, os aspectos do ser humano como um todo,é prioridade do Governo do Distrito Federal. O cuidado com o cidadão ao chegar à porta do hospital, com informações precisas e acesso seguro e rápido aos serviços, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (19), com o lançamento do Projeto Humanizar, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF com o apoio da primeira-dama Mayara Noronha.

O Projeto Humanizar busca aprimorar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde, tendo como base a Política Nacional de Humanização. Dá suporte ao planejamento dos gestores e às expectativas da comunidade, tendo também a meta de fortalecer os vínculos de compromisso e responsabilidade social, bem como aperfeiçoar a utilização da informação, a comunicação, o trabalho coletivo, o conhecimento, os espaços de construção da autonomia e protagonismo e a promoção do cuidado pessoal e institucional ao usuário e seu cuidador.

bernadetealves.com
Francisco Araújo, presidente do Iges-DF, no lançamento do Projeto Humanizar no Palácio do Buriti

 “O Projeto Humanizar vai promover a valorização e a otimização da dimensão humana do atendimento, dando suporte ao planejamento dos gestores e às expectativas da comunidade”, declarou Francisco Araújo, presidente do Iges-DF.

bernadetealves.com
Primeira-dama do DF, Mayara Nioronha, , presidente do conselho do Projeto Humanizar

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, presidente do  conselho do Projeto Humanizar , disse que o paciente e todas as suas particularidades devem ser consideradas e que é de suma importância ouvir o que ele tem a dizer. “A preocupação do governo é que a população seja atendida da melhor forma possível”.  Mayara Noronha  pediu aos monitores e  todos que trabalham com saúde pública que “não deixem morrer dentro de si o sentimento de ajudar o público, de servir ao próximo.”

GDF e Iges humanizam atendimento na saúde pública de Brasília - Bernadete Alves

As unidades administradas pelo Iges-DF vão contar com 100 monitores para registrar a chegada dos usuários do Hospital de Base, do Hospital de Santa Maria e das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Esses profissionais vão orientar a população sobre o atendimento adequado, se o local é o indicado ou se o paciente deve ser encaminhado a outra unidade, além de prestar outras informações. Posteriormente, o serviço será ampliado para outras unidades da rede pública de saúde do DF.

O  secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que espera que o restante da rede pública de saúde incorpore esse modelo de atendimento.  “Humanizar e otimizar o atendimento é muito importante”.

bernadetealves.com
Secretário de Saúde Osnei Okumoto

A execução do Projeto Humanizar é uma das 15 metas do Iges-DF para o biênio 2019-2020 apresentadas ao governador Ibaneis Rocha no início de setembro e encaminhadas à Câmara Legislativa do DF na busca de emendas parlamentares para sua execução. São medidas alinhadas com ações da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde.

GDF e Iges humanizam atendimento na saúde pública de Brasília - Bernadete Alves
Mayara Noronha,  presidente do conselho do Projeto Humanizar

O agente central do projeto Humanizar é o paciente. Todas as suas particularidades devem ser consideradas e, para que sejam conhecidas, ele precisa ser ouvido. Ao ser ouvido e ter sua opinião considerada, o indivíduo passa a ser um agente fundamental no seu tratamento.

O atendimento humanizado reforça o vínculo entre o paciente e a equipe responsável pelo caso. Com a troca de informações partindo de ambos os lados, há maior transparência e, consequentemente, confiança nos profissionais.