Lentilha  – mais que símbolo da fartura é protetora do peito

bernadetealves.com.br
Tapetes de flores de lentilhas de Castelluccio di Norcia, Itália

A comida típica na virada do ano é mais que um símbolo de fartura. A lentilha proporciona inúmeras vantagens ao organismo. Sorte,é incluir a lentilha no dia a dia e não apenas nas celebrações da passagem de ano.

A leguminosa é rica em proteínas, essencial para a construção e manutenção dos músculos e demais tecidos, além de dar maior saciedade, de acordo com o livro “50 Alimentos Funcionais”.

bernadetealves.com
Tipos de Lentilha

Também oferece minerais como o ferro, o magnésio e o fósforo, trio que dá um chega pra lá no cansaço e ajuda no combate da anemia ferropriva. Essa doença é conhecida por causar uma intensa fadiga, que acontece por causa da redução na quantidade de hemácias ou da hemoglobina, prejudicando o transporte de oxigênio até as células e a produção de energia.

A lentilha é rica em vitaminas e minerais importantes para que nossas defesas estejam em dia, mas quem mais ganha destaque é o zinco. Esse mineral participa de diversos processos bioquímicos dentro das células do sistema imunológico e, assim, a lentilha ajuda a proteger o organismo contra gripes, resfriados e outras doenças infecciosas.

nadetealves.comber
Lentilha negra ou beluga

A lentilha contém minerais como potássio e magnésio, que promovem o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos. Em consequência, o calibre das artérias aumenta, reduzindo a pressão arterial – um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares.

Uma de suas maiores riquezas, no entanto, é mesmo a quantidade de fibras que lhe confere o título de senhora protetora do peito. Esse macronutriente reduz a absorção de colesterol ruim (LDL) pelo sistema digestivo, além de estimular o organismo a utilizar as moléculas já existentes dessa gordura.

bernadetealves.com

Dessa forma, esse alimento previne a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos, a principal causa de doenças cardiovasculares e complicações como infarto e acidente vascular cerebral. Além disso, a lentilha contém ácido fólico e vitamina B6, que ajudam o organismo a reduzir seus níveis de homocisteína, um componente que pode causar danos às paredes das artérias quando está em excesso, ameaçando a saúde cardíaca.

Consumir o alimento cerca de três vezes por semana também já foi associado à proteção contra o desenvolvimento de diabetes. Para usufruir do ferro oferecido por essa poderosa leguminosa, a dica dos estudiosos  é consumir seus grãos junto a fontes de vitamina C. O nutriente encontrado na acerola, na laranja, nos brócolis e na couve favorece a absorção e o aproveitamento do mineral que combate a anemia.

A lentilha tem origem asiática e é utilizada na dieta humana desde o período neolítico, com evidências de que nossos antepassados já a consumiam há cerca de 10 mil anos. A lentilha foi uma das primeiras culturas a serem domesticadas no Oriente Médio, de onde se espalhou para o sul da Europa, o norte da África e o restante do mundo.

A lentilha ( Lens esculenta Moench.) é cultivada no Brasil, principalmente nos estados do Sul do País, trazida da Europa por imigrantes. Há vários tipos de lentilha que se distinguem principalmente pelo tamanho e pela cor e são utilizadas para cozinhar muitos pratos diferentes, principalmente nas regiões do Mediterrâneo, Índia e na Ásia Ocidental.

Lentilha marrom ou castanha (em inglês: brown lentil e em francês: lentille) é o tipo de lentilha mais comum, encontrada em todos os mercados aqui em Brasília. Ela possui um formato arredondado, fino e uma coloração que varia do caqui ao marrom ou castanho. O sabor desta lentilha é suave e levemente terroso.

O tempo de cozimento da lentilha marrom ou castanha é de 30 a 45 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento, mas se torna bem macia. Por isso, ela é muito versátil e pode ser utilizada em saladas, sopas, ensopados, hambúrgueres vegetarianos ou combinada com arroz.

bernadetealves.com
Sopa de lentilha

A lentilha pardina de Tierra de Campos é uma lentilha com denominação de origem protegida – DOP, que é cultivada na região de Valladolid, León, Zamora e Palencia, na Espanha. Possui uma casca fina e coloração marrom-esverdeada (parda) ou acinzentada com o interior amarelo. Seu sabor remete à nozes e mantém sua forma quando cozida.

Lentilha vermelha (em inglês: red lentil e em francês: lentille corail ) possui um formato arredondado e fino. Sua coloração varia do dourado ao laranja e vermelho. O sabor desta lentilha é suave e terroso.O tempo de cozimento da lentilha vermelha é de 15 a 20 minutos. Esta variedade não mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para purês, sopas e ensopados.

bernadetealves.com
Lentilha negra ou beluga

Lentilha negra ou Beluga (em inglês: black lentils e em francês: lentille noire) possui um formato esférico, bem pequeno e uma casca espessa. Sua coloração varia do negro ao marrom muito escuro. Esta lentilha é cultivada no Canadá e é chamada de caviar pela sua aparência e sabor forte e terroso.

bernadetealves.com
Lentilha amarela

Muito parecidas com as lentilhas vermelhas, mas, elas têm uma cor amarela brilhante vibrante. Lembra o sabor de nozes bem levemente doce. Seu tempo de cozimento é de apenas 15 minutos. Lentilhas amarelas são normalmente usadas em alguns pratos indianos com curry.

bernadetealves.com