Brasil vence a Argentina e vai à Olimpíada de Tóquio
O Brasil, atual campeão olímpico masculino de futebol, venceu a Argentina por 3 a 0, na noite de Domingo na Colômbia, e carimba passaporte para Tóquio. Paulinho e Matheus Cunha, duas vezes, marcaram os gols da seleção brasileira.
Com os dois gols na partida em Bucaramanga, Matheus Cunha, se isolou na artilharia do Torneio Pré-Olímpico sub-23 com 5 gols, Ele ultrapassou Mac Allister, destaque dos argentinos, que marcou quatro gols. Os brasileiros Paulinho(4) e Pepê (3).
O meio-campista Bruno Guimarães foi o grande nome brasileiro na competição. O volante, vendido recentemente pelo Athletico Paranaense ao Lyon, da França, foi o melhor jogador do Pré-Olímpico na Colômbia. O atacante Matheus Cunha brilhou com seu faro de gol. O jogador do Hertha Berlim, da Alemanha, marcou cinco vezes e terminou o Pré-Olímpico como artilheiro.

Além de garantir a vaga para as Olimpíadas de Tóquio e da artilharia, a seleção brasileira ainda impediu que os argentinos terminem a competição com 100% de aproveitamento. Até a partida contra o Brasil, os hermanos não haviam perdido. A ótima campanha classificou a Argentina para Tóquio. Os argentinos são bicampeões olímpicos (2004 e 2008).
O Brasil entrou em campo precisando da vitória. Depois de empatar com a Colômbia e Uruguai e o Uruguai ter vencido a Colômbia e chegado aos 4, o técnico André Jardine fez uma mudança no sistema ofensivo da equipe brasileira, colocando Reinier no lugar de Antony. Esta novidade foi determinante para a vitória, pois o Brasil passou a concentrar suas ações ofensivas na região central do ataque.

Com um time mais focado e sabendo que só a vitória interessava, dominou as ações nos 45 minutos e praticamente não passou sufoco com a invicta Argentina. O primeiro gol saiu aos 12 minutos. Pedrinho apareceu pelo meio e deu uma enfiada de bola genial. Paulinho ganhou da zaga e deu um toque com o pé esquerdo para superar o goleiro Cambeses. 10 minutos depois Matheus Cunha recebeu um bom passe de Caio Henrique e carimbou o travessão da seleção argentina.
Com o gol o Brasil passou a trabalhar melhor a bola, esperando a hora certa para ampliar o placar. Esta oportunidade surgiu aos 29 minutos, quando Matheus Henrique fez lançamento longo para o ataque, o zagueiro argentino Pérez erra o corte e a bola sobra para Matheus Cunha, que dribla o goleiro Cambeses com um chapéu e finaliza fraco. Pérez se recupera e corta parcialmente, mas o camisa 9 do Brasil consegue chutar para fazer 2 a 0.

Na etapa final, o Brasil chegou ao terceiro gol em uma jogada originada da esperteza de Guga. O lateral-direito fez a cobrança de lateral rapidamente e acionou Matheus Cunha. O atacante tabelou com Reinier e bateu cruzado para ampliar a vantagem e dar tranquilidade após a Argentina começar a jogar com mais perigo.
Com a vantagem de 3 a 0 o Brasil passou a administrar a vantagem até o apito final para garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Matheus Cunha, o camisa 9 do Brasil se tornou o artilheiro do Pré-Olímpico, marcando 5 vezes.

O Brasil foi vitorioso com Ivan; Guga, Bruno Fucks, Ricardo Graça e Caio Henrique; Bruno Guimarães, Matheus Henrique, Pedrinho (Bruno Tabata) e Reinier (Pepê); Paulinho e Matheus Cunha (Maycon).
Fotos: Lucas Figueiredo/CBF