Alimentos que mantém a saúde e não comprometem a balança

 

bernadetealves.com
Alimentos que mantém a saúde e não comprometem a balança

O novo coronavírus transformou o nosso mundo exterior e interior. E isso não envolve apenas a alteração da rotina nos dias de isolamento social, mas também a nossa saúde física e mental.  A mudança repentina na rotina altera o organismo como um todo.

Angústia, ansiedade, incerteza e medo, são alguns dos sentimentos causados pelo isolamento social. Relatos mostram que esta pandemia do coronavírus está causando insônia e aumentando a vontade de comer. Estudos mostram que dormir mal diminui a imunidade e fome sem controle desencadeia uma série de problemas para o organismo.

bernadetealves.com

Nesse momento em que muita gente não tem tanto apoio em casa, seja trabalhando em home office, cuidando dos filhos (ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo), é preciso ter um olhar diferenciado ao cotidiano com disciplina para dormir e comer nos horários certos.

Enquanto o ganho de peso não é a preocupação de muitos neste momento, se alimentar de forma saudável e se movimentar dentro de casa, não é só estética, estes hábitos influenciam na saúde e mantém o sistema imunológico – o principal responsável por deixar o corpo mais resistente em caso de contaminação por vírus e bactérias – em dia.

bernadetealves.com
Alimentos que mantém a saúde e não comprometem a balança

Segundo os nutricionistas clínicos, o primeiro passo é planejar o horário das refeições e se alimentar com calma e sempre nos mesmos horários. Enquanto come, evitar fazer outras atividades paralelas, como falar ao telefone e assistir notícias tristes. Manter a rotina alimentar ajuda a diminuir a ansiedade e aquela vontade de “beliscar” alimentos o tempo todo.

Para queimar as calorias, fortalecer o corpo e ganhar flexibilidade, a dica é dançar, fazer alongamentos, abdominais e caminhar dentro de casa. O importante é se movimentar manter a motivação. Para a dor nas costas, meditação, ioga e banho quente são bons. E para ter uma boa noite de sono o ideal é dormir e levantar sempre no mesmo horário.

bernadetealves.com
Escritora e apresentadora  Rita Lobo

Preparar as refeições pede praticidade e criatividade. Para quem não é mestre cuca, a internet e a TV por assinatura, proporciona uma variedade de receitas simples, práticas e saborosas como a Cozinha Prática de Rita Lobo. Ela diz que cozinhar é um meio de distração para a mente e para surpreender a família.

bernadetealves.com

“O ato de cozinhar, tanto quanto o ato de comer, precisa ser saboroso. Na dança da cozinha todo mundo tem que entrar. “ Sozinho ou a quatro mãos, a solução para uma alimentação mais saudável, para famílias mais unidas e até para uma vida mais feliz é colocar a mão na massa”, diz a pesquisadora e consultora nutricional. Rita Lobo encara a cozinha com seriedade: é questão de saúde pública.

bernadetealves.com

Ela assegura que alimentação feita em casa, com a ajuda dos familiares, além de mais saborosa, é a ideal para fortalecer o sistema imunológico e manter o organismo saudável. Para tanto é importante priorizar alimentos “in natura”, aqueles ricos em vitaminas e minerais.

bernadetealves.com
Lentilha, saborosa, nutritiva e fácil de fazer

A nutricionista Márcia Terra, membro da Academy of Nutrition and Dietetics (USA),diz que “Nenhum alimento faz mal ao organismo a não ser que seja consumido de forma inadequada, tanto na forma de preparo quanto nas quantidades”.

 

bernadetealves.com
Planejar compras para não desperdiçar

Planejamento e organização ajudam nesta hora. Otimizar idas ao supermercado, diminui tempo de exposição ao coronavírus e desperdício de compras. Comprar além da necessidade aumenta as chances de alimentos estragados, fora da data de validade e um perigo para a saúde. É fundamental planejar as compras, buscando aliar “vida útil” e boa composição, sem conservantes e corantes artificiais.

bernadetealves.com
Petiscos de frutas secas

Durante este isolamento social é importante explorar variedades de grãos e sementes, que naturalmente duram muito, é uma estratégia saudável e saborosa. Investir em oleaginosas, como castanha de caju, ricas em nutrientes e que promovem saciedade. Também aproveite as frutas secas que têm propriedades nutricionais e durabilidade importante neste momento. Abuse de frutas frescas em saladas, verduras, folhas, legumes e fontes de proteínas.

Evite produtos congelados e industrializados, mesmo sendo mais práticos, não são benéficos para a saúde devido ao baixo nível nutricional e quantidade de gorduras saturadas e sódio. Existem nas prateleiras dos supermercados produtos livres de conservantes, corantes, aromatizantes artificiais, sem sal e açúcar em excesso.

bernadetealves.com
Aproveitamento de sobras de carne

A nutricionista Elaine Pádua, mestre pela Universidade Federal de São Paulo, diz que “Variar os alimentos no dia a dia agrada o paladar. Quanto mais cor tiver no prato melhor, porque significa que estamos consumindo uma quantidade maior de nutrientes”.

bernadetealves.com
Lombo de porco assado

A especialista diz que um único alimento pode ser usado como ingrediente para diversas preparações. É só deixar fluir a imaginação e a criatividade para preparar as refeições.

Muitas pessoas preparam mais comida do que o necessário e com isso comem a mais para não desperdiçar. Se sobrar é só reaproveitar. O arroz por exemplo, ganha outra cara com vegetais e carnes picados; fica uma delícia com abobrinha, brócolis, frango desfiado, milho, cenoura e ovos mexidos.

bernadetealves.com
Arroz com presunto, ervilha e cenoura

As carnes também são bem fáceis de reaproveitar.Viram, picadinhos, bolinhos, ensopados, escondidinhos,  risotos e sopas.

bernadetealves.com
Batatinha vinagrete

O grão de bico é uma leguminosa com qualidades mais que surpreendentes e propriedades nutritivas, como vitaminas do complexo B, proteínas, sais minerais, ácido fólico, ferro e magnésio. Ele também é rico em amido e pobre em água, gorduras e colesterol, ou seja, é perfeito para quem quer seguir as dicas nutricionais à risca e perder uns quilinhos.

 

O grão de bico pode ser usado de várias formas, como no preparo de petiscos, saladas, acompanhamentos, lanches,pasta,  como ingredientes de pratos principais e até em doces. Suas propriedades também permitem seu uso triturado, como farinha, para a preparação de massas, substituindo a tradicional farinha de trigo nos preparos e em patês.

bernadetealves.com
Frango com grão de bico e legumes