Psicólogo: instrumento de equilíbrio entre emoção e razão

bernadetealves.com

Uma mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer indivíduo. Em tempos de pandemia do novo coronavírus e de distanciamento social em que as coisas perdem o sentido e a insegurança toma como da mente, muitas pessoas estão precisando de um ombro amigo, do abraço, do lenço e das boas palavras.

A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tão eficaz como um bom ouvido e as palavras certas para desvendar o mundo pessoal e existencial, como um bom aconselhamento. O psicólogo é o profissional que estuda os fenômenos da mente e o comportamento do homem com o propósito de aconselhar as pessoas a encontrar o equilíbrio entre emoção e razão.

bernadetealves.com

Neste 27 de agosto, quando comemoramos o Dia do Psicólogo, vamos aproveitar para lembrar que todo mundo passa por dificuldades e sofrimentos, causados por doenças, separações, uso de drogas ou mesmo situações de grande estresse  como esta tragédia de saúde , SE não estamos conseguindo lidar com isso, é importante procurar ajuda.

A mente humana foi alvo de estudos por muitos pensadores e filósofos, mas no século XVI que obtivemos pela primeira vez a palavra psicologia, publicada pelo humanista croata Marco Marulik em seu trabalho: A psicologia do pensamento humano.

bernadetealves.com

O Símbolo da Psicologia é representado por um tridente, considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo; foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade. O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego. A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudos), refere-se ao estudo da alma.

A psicologia no Brasil é nova, tem pouco mais de 50 anos que foi regulamentada. E é mais recente ainda o tempo em que mais pessoas puderam ter acesso à psicoterapia através dos convênios médicos e planos de saúde.

O Dia do Psicólogo sempre foi comemorado informalmente,desde 1964, quando o presidente João Goulart regulamentou a profissão de Psicólogo através da Lei 4.119/64. Porém, não existia uma lei formalizando a celebração, como ocorre com outras profissões.

bernadetealves.com

O Dia Nacional do Psicólogo se tornou data comemorativa oficial graças ao Plenário do Senado Federal  que aprovou, em dezembro de 2016, a criação do Dia Nacional do Psicólogo (PLC 211/2015). A proposição partiu de uma articulação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o autor da matéria, deputado Dr. Jorge Silva (PHS/ES), além de parlamentares da Câmara e do Senado. A Lei 13.407/2016, que determina a norma, foi sancionada pela Presidência da República no dia 26 de dezembro de 2016 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte.

Quando se comemora o Dia Nacional do Psicólogo, não estamos nos referindo apenas o que tem consultórios particulares. Existem psicólogos nos serviços públicos, como nas Clínicas de Família e também nas organizações privadas e públicas que contribuem para a melhoria do bem-estar, da qualidade de vida e da satisfação com o trabalho.

bernadetealves.com
Psicólogo: instrumento de equilíbrio entre emoção e razão

Como disse Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia analítica, “Quem olha para fora, sonha. Quem olha pra dentro acorda”. E Sigmund Freud, o pai da psicanálise e um dos maiores nomes da psicologia mundial, assegura que: “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos”, e que “O pensamento é o ensaio para a ação”.

Como falar é uma necessidade e escutar é uma arte, nossa homenagem aos profissionais que tem papel importante para a saúde integral e o bem-estar das pessoas.