Torre de TV: cartão-postal reabre com gestão do BRB

A Torre de TV, projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967, é a construção mais alta de Brasília. Inspirada na Torre Eiffel, ela tem 230 metros de altura e foi construída, a princípio, para receber antenas de emissoras de rádio e tevê. Em 1995, foi considerada a quarta mais alta do mundo. Atualmente, é a 13ª do planeta e a quarta maior da América Latina.
No interior do mezanino, há um painel de azulejos de Athos Bulcão, e o mirante é um espaço que se encontra a 75 metros do chão. A Torre de TV é o monumento mais visitado pelos turistas e brasilienses que querem contemplar a cidade e o pôr-do-sol. O espaço também fomenta a economia com sua Feira.

Após dois anos fechada para reformas, a Torre de TV reabriu para visitação. Sob a gestão do Banco de Brasília (BRB), o ponto turístico conta com novo espaço de socialização no mezanino, além do mirante que oferece uma vista panorâmica do Plano Piloto, Lago Paranóa, Sudoeste e até de Águas Claras.
Durante a reabertura, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a revitalização da estrutura é um ato simbólico para todos os brasilienses. “Mostra como nós cuidamos do patrimônio da capital federal e como esperamos que cuidem do resto do país”, disse.

O governador Ibaneis Rocha destacou o intuito de resgatar o espírito da capital. “Abrimos uma nova era em Brasília. Ano passado já tivemos a reforma da Casa de Chá, em parceria com o BRB, e agora devolvemos a Torre de TV à população com este espírito de resgatar o que Brasília significa de fato”, disse.
“Um entardecer belíssimo, um dos mais belos desse país, agora vai poder ser visto, pelas mãos do BRB e da Secretaria de Turismo, através da Torre de TV”, comemorou o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha,do presidente do BRB Paulo Henrique Costa, do presidente da Novacap Fernando Leite e dos secretários de Estado, Severino Cajazeiras, Vanessa Mendonça, Ericka Filippelli, Luciano Carvalho e Roberto Andrade.

O chefe do Executivo local ressaltou a união de esforços entre secretarias e empresas públicas em prol do desenvolvimento da capital. “O que se vê aqui é o cuidado com a cidade. Estamos trabalhando para que as pessoas tenham orgulho de morar aqui. Esse é um evento da reconstrução de Brasília. Brasília é um pouco de cada um, é um pouco de cada brasileiro”, disse Ibaneis Rocha.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou o trabalho de revitalização da Torre de TV como um exemplo do trabalho para a geração de desenvolvimento econômico, social e humano na capital. “O gesto de hoje é um gesto de amor a Brasília, é um gesto de respeito ao DF e devolve, com tanto carinho e atenção, esse equipamento tão importante que foi maltratado durante tanto tempo”.

Paulo Henrique Costa falou do bom relacionamento entre o BRB e o GDF, que deve render novas obras nos próximos meses. O banco trabalha atualmente no projeto para revitalizar o Teatro Nacional Cláudio Santoro. “Um banco público vai além das ações de um banco tradicional, que exigem apenas resultados. Está entrega é um ato de amor a Brasília”.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, disse que a revitalização do espaço é uma das maiores conquistas da capital federal nos últimos anos. “A Torre de TV é um cartão postal de Brasília e recebia mais de 34 mil pessoas por mês. As obras de revitalização representam a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília, com um boulevard que se estenderá até a rodoviária. Em poucos meses à frente do espaço, o BRB e os órgãos do GDF tiraram o cartão-postal do abandono e do esquecimento”.

A revitalização estava à cargo da Novacap, presidida por Fernando Leite que investiu R$ 16,5 milhões na restauração do local. A pintura foi refeita e os parafusos das vigas e peças metálicas, trocados. O mirante, agora, conta com um bistrô. A feira da torre também passou por revitalização. Cerca de 4,5 mil m² de calçadas de concreto foram refeitos, e os elevadores e as escadas rolantes, recuperados.

A fonte luminosa, outro ponto muito visitado do complexo da Torre de TV, também volta a receber atrações: o local terá diariamente, às 19h e às 21 horas, um vídeo de animação projetado na água, que funcionará como uma espécie de tela líquida.

Segundo a administração da Torre de TV, o mirante ficará aberto das 12h às 18h, e a entrada será gratuita, porém controlada. Apenas será permitida a entrada de quatro pessoas por vez no elevador e 12 no espaço. A medição de temperatura será feita nas entradas do local, e o álcool em gel estará disponível em todos os ambientes. O mezanino funcionará de quinta-feira a sábado, das 18h à 0h30, por meio de reservas, e o valor será de R$ 20 por pessoa. Reserva pelo site www.hiddenbrasil.com.br

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília