CLDF inicia Ano Legislativo 2021 com foco na saúde e recuperação da economia

bernadetealves.com
Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo 2021 no Plenário da CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal iniciou os trabalhos legislativos do ano de 2021 em Sessão Solene na tarde do dia 02 com a presença do vice-governador Paco Britto, que representou o governador Ibaneis Rocha.

O presidente da Casa, deputado Rafael Prudente, destacou que em 2021, os parlamentares devem focar na crise sanitária e na retomada da economia. Rafael Prudente falou da necessidade de criação de postos de trabalho na capital federal e da importância de uma atuação em conjunto com o GDF no combate à pandemia.

“Todos deram o melhor para passar por essa fase tão difícil. Fizemos absolutamente tudo para que o governo pudesse dar toda a assistência à população, seja na área da saúde ou da educação, e até auxílios para categorias mais afetadas pela pandemia”, disse Prudente.

bernadetealves.com
Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo 2021 no Plenário da CLDF

“Que 2021 seja o ano do emprego, da retomada da economia, com a venda da CEB Distribuição, o Refis e pautas importantes para devolver ao Distrito Federal”. O presidente da Casa disse que em 2020, a Câmara Legislativa encerrou as atividades com um total de 685 projetos de lei protocolados, 607 de distritais e 78 do Executivo. Desse total, 99 ganharam força de lei e mais de 70 propostas dos distritais tinham relação com a pandemia da covid-19.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado  Rafael Prudente,disse que as sessões, pelo menos neste semestre, continuarão de forma remota e garantiu “uma Câmara altiva, fiscalizadora, independente e que vai cumprir com seu papel que é, junto com o governo, dar condição de vida melhor à população do Distrito Federal”, reafirmou Prudente.

bernadetealves.com
Deputado Rafael Prudente durante Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo 2021

O vice-governador do DF, Paco Britto, disse que a CLDF é um lugar de debate e que os parlamentares, embora de oposição, querem o bem do Distrito Federal. Paco fez questão de agradecer aos deputados distritais e destacou a boa relação existente entre os poderes. “O fato de estar aqui hoje, em nome do governador, já mostra o respeito e a amizade entre Executivo e Legislativo. Aqui é o lugar para as discussões e o debate. Os deputados aqui querem o bem de Brasília. Existem os deputados que não fazem parte da base, mas que votam favoráveis aos projetos que forem bons para a população”, citou. Ele elogiou, ainda a atuação da Câmara Legislativa.

Paco Britto foi o portador da mensagem do governo Ibaneis Rocha aos deputados distritais e ressaltou a “conjunção de esforços” de Legislativo e Executivo em prol do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Vice-governador Paco Britto e deputado Rafael Prudente, presidente da CLDF

O vice-governador Paco citou ações do governo realizadas em todas as áreas. Projetos que passaram pela Casa, como o Programa de Inventivo à Regularização Fiscal (Refis 2020), o Programa Renda Minha Temporária, o Programa Emergencial de Crédito Empresarial do DF (Procred-DF). “Apesar do difícil contexto sanitário, a economia distrital sofreu uma queda menor do que as demais unidades da federação e o desemprego hoje é ligeiramente inferior ao índice de janeiro de 2019”, destacou.

“Fomos a primeira unidade federativa a decretar medidas de isolamento social com restrições ao funcionamento das atividades comerciais, além da suspensão da educação presencial”. O texto ressaltou, ainda, a imunização que acontece no DF, citando a capital como a cidade “com uma das maiores taxas de imunização do país”. Até o dia 29 de janeiro, mais de 44 mil indivíduos já haviam sido vacinados em todo o Distrito Federal.

bernadetealves.com
Vice-governador Paco Britto na Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo 2021, no Plenário da CLDF

O vice-governador ressaltou, ainda, a queda nos índices de criminalidade no DF. “Conseguimos reduzir em 50% a ocorrência de feminicídios”, reforçou Paco. O texto citou obras como a ampliação do BRT, a reforma do Eixão, a reformulação da Ponte do Bragueto e a entrega de milhares de unidades habitacionais.

A mensagem do Executivo à Câmara destacou, ainda, projetos considerados prioritários para o governo. “E que esperamos aprovação em 2021”, completou o vice-governador.

A deputada federal Flávia Arruda participou da sessão como representante da bancada do DF no Congresso Nacional. Ela afirmou que a capital do país atravessa uma fase difícil e que precisa acelerar as respostas sobre a imunização da população. “Há uma crise de saúde, social e econômica. Teremos de nos unir para dar as respostas que a sociedade precisa: a vacina”, disse a deputada federal.

Fotos: Vinícius Melo/Agência Brasília