Filhote de onça-pintada nasce com aparência distinta

bernadetealves.com
Filhote de onça-pintada nasce com aparência distinta na Inglaterra

O filhote, apelidado de Baby, nasceu no Big Cat Sanctuary, localizado em Kent, na Inglaterra e surpreendeu a equipe do santuário por ter a pelagem totalmente preta, muito rara entre os animais da espécie. O felino de coloração escura está na companhia de seus pais, Keira, onça-pintada e Neron, onça-preta.


Onça-preta e onça-pintada são animais da mesma espécie. Análises genéticas comprovam que ambas são representantes de Panthera onça. A coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina, uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos. Por isso, animais pretos são chamados de melânicos.

Essa característica não é exclusiva da Panthera onça, leopardos melânicos são os mais conhecidos pelo público e são chamados de panteras negras, nome que também é utilizado para se referir às onças-pretas. Dependendo da incidência da luz, é possível ver o charme das rosetas no elegante tom escuro da onça-preta.


O nascimento de indivíduos pretos não é comum,
já que o melanismo se deve a um alelo(formas alternativas do mesmo gene) recessivo. Apenas 10% das onças são afetadas pela mudança de coloração e apresentam os pelos escuros, enquanto 90% contêm as manchas distintas, características da espécie. Ao que tudo indica, o filhote herdou as características de seu progenitor, que também é uma onça-preta (Panthera onça).


Briony Smith, curadora do Santuário do Big Cat, disse ao Daily Mail, que a procriação faz parte do Programa de Criação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Europa. “Na manhã de 6 de abril, pudemos ver que Keira estava inquieta e agitada e sabíamos que ela havia começado a entrar em trabalho de parto.Esta linda garotinha nasceu às 11h10 e tem se fortalecido desde então”, informou a curadora.

bernadetealves.com
As rosetas da onça-preta sobressaem no tom escurecido


A curadora do Big Cat falou sobre a situação atual das onças pelo mundo. “O jaguar está listado como ‘Quase Ameaçado’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), embora seu status esteja em revisão e possa ser elevado a ‘Vulnerável’ no próximo ano”.

Por isso, os programas para a procriação da espécie são tão estimados, realizando um trabalho intenso para a preservação de animais alvos de caça e de conflitos humanos, como é o caso da onça-pintada.

bernadetealves.com
Onça-pintada, o felino com a mordida mais forte do mundo

A onça-pintada, com aparente tranquilidade, tem capacidade de produzir som bastante grave chamado esturro, que atua na comunicação. Demarca seu território com arranhões em árvores, urina e fezes. De hábito solitário, interage com outros indivíduos da espécie apenas no período reprodutivo, sendo que um macho pode acasalar com várias fêmeas.


Ela só ataca o homem quando é caçada por ele e então é travada uma luta onde a onça coloca em evidência a força poderosa em suas mandíbulas e a habilidade com suas garras afiadas. É o felino com a mordida mais forte do mundo.

bernadetealves.com
Onça-preta com seu filhote de aparência distinta

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. Velocidade, foco, graça, força, poder, agilidade e independência, são características destes felinos. É um dos animais símbolos do Pantanal.


Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade. A onça promove a interação entre a mente e a alma, funciona como mensageira. É também a medicina da coragem, da liberação de instintos, da sensualidade e do poder.

bernadetealves.com
Onça-pintada e onça-preta são animais da mesma espécie

Possui a capacidade de aprender e conviver com si mesma e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. Uma lição para todos nós. Vamos usar a força do silêncio como vantagem para atingirmos as nossas metas.

Fotos: Divulgação Santuário do Big Cat, Creative Commons e Lucas Leite