Museu: um importante elo com a sociedade que cria valor

bernadetealves.com
Museu Histórico de Brasília ou o Museu da Cidade. lugar de memória democrática

Neste 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus em todo o mundo. O objetivo da data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja ele de arte moderna, de arte clássica ou de arte contemporânea.


Para 2022, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, escolheu o tema: O Poder dos Museus.


No Brasil, a mesma data e o mesmo tema motivam às atividades da vigésima edição da Semana Nacional de Museus, de 17 a 20 deste mês, que mobiliza diversos órgãos, em todo o país, entre eles o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).


A Semana Nacional de Museus é um evento que mobiliza instituições de todo o país. Além de dar visibilidade aos centros museais, se destaca como um importante elo com a sociedade, estimulando o diálogo entre públicos e territórios.


O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus. A cada ano, o ICOM lança um tema diferente para a celebração do dia 18 de maio e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.


Criado em 1946, o ICOM dedica-se à preservação e à divulgação do patrimônio natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas, difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países.

bernadetealves.com
Museu do Amanhã: lugar de memória democrática


Anualmente, mais de 40 mil museus participaram no evento, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem visitas guiadas, concertos, teatro, cinema, abertura dos espaços das reservas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.


Brasília é um museu a céu aberto devido a arquitetura dos prédios, esculturas de artistas renomados ao alcance de todos e jardins assinados por grandes nomes.

bernadetealves.com
Museu Nacional da República: um importante elo com a sociedade e os turistas

Entre os melhores museus e espaços culturais estão: Conjunto Cultural da República, com o Museu e a Biblioteca Municipal; Museu do Catetinho, a residência de Juscelino Kubitschek na época da construção de Brasília; Museu de Valores do Banco Central, onde se encontra a menor moeda do mundo e a maior pepita de ouro encontrada no Brasil; Museu Nacional dos Correios, com a História Telegráfica, Postal e a Filatelia; Memorial JK, mostrando a história do fundador de Brasília e o Memorial dos Povos Indígenas, mostrando a riqueza da cultura indígena.


Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes, Caixa Cultural Brasília, o Museu de Ciências Naturais do Jardim Zoológico de Brasília, Museu de Arte de Brasília e o CCBB-DF também são muito visitados.


Os museus são espaços culturais e de pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento. Este lugar de memória democrática não deve apenas ser celebrado neste 18 de maio, mas sim tratado como um “dia para pensar para que servem os museus e que funções eles cumprem na sociedade”.

bernadetealves.com
Museu Nacional da República: lugar de memória democrática


Fotos: Pedro Ventura/Agência Brasília e Reprodução